Facebook comemora 10 anos do Feed de Notícias! Conheça a história dessa função

Por Redação | 06 de Setembro de 2016 às 21h56

É muito provável que você não se lembre, mas exatos 10 anos atrás o Facebook lançava a sua ferramenta mais icônica: o Feed de Notícias, como já era chamado, foi lançado no dia 6 de setembro de 2006, sendo odiado pelos poucos que usavam a rede na época, já que o grande sucesso ainda era o Orkut.

Sendo batizado como "o lançamento mais inglório da história do Facebook" até mesmo por Chris Cox, um de seus idealizadores, poucos imaginariam como esse recurso fruto de tanta discórdia mudaria nossa forma de ver a internet:

Em seu perfil, Mark Zuckerberg demonstrou a importância do Feed de Notícias para o crescimento da rede social (Foto: Reprodução/Mark Zuckerberg)

Antes do Facebook introduzi-lo e então tomar o resto da web como sua, era difícil encontrar sites e outras redes sociais que utilizavam o formato de um Feed de Notícias; o Twitter, que havia sido lançado alguns meses antes, até tinha uma mecânica parecida, mas era novo e pequeno demais para causar algum impacto. A própria rede era era muito diferente também: antes da chegada do recurso, você só saberia das novidades a respeito de algum dos seus amigos caso visitasse o perfil de cada um deles, atitude que hoje muitos consideram bastante questionável.

Cada interação na rede social exigia um pouco de pesquisa e cliques; para curtir um post, ou até mesmo "cutucar" alguém, por exemplo, era necessário visitar um determinado perfil e então realizar a ação. Grande parte das pessoas não se lembra como era justamente porque não fazia parte da rede social durante a mudança: naquele tempo o Facebook tinha apenas 10 milhões de usuários, um número muito diferente do 1,7 bilhão que tem hoje.

Formando os quatro principais funcionários do Facebook naquele tempo, Chris Cox, Andrew Bosworth, Ruchi Sanghvi e Kang-Xiang realizaram uma transmissão ao vivo hoje (6) para comemorar os 10 anos do recurso; no vídeo que ainda conta com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, eles disseram que esperavam uma ótima recepção do público e que na verdade estavam terrivelmente errados, ao menos no começo.

Facebook News Feed

Da esquerda para direita, Bosworth, Sanghvi, Cahill e Chris Cox, o time responsável pelo Feed de Notícias, comemorava o lançamento do recurso (Foto: Reprodução/Ruchi Sanghvi)

No vídeo, os idealizadores também contam que a rejeição do público foi que provou aos funcionários que o Feed de Notícias estava realmente funcionando: com tantas reações negativas, reclamações e protestos dentro da rede social, era fato que o recurso estava ajudando pessoas a se unirem por uma causa em comum, mesmo que esta tal causa fosse o fim do próprio Feed de Notícias. Num texto publicado hoje, Sanghvi explica que ela e seus colegas estavam "abrindo os champanhes e comemorando", quando na verdade nem imaginavam a reação do público no dia seguinte ao lançamento.

"Um monte de pessoas queria que desativássemos o Feed de Notícias. Muitas empresas teriam feito isso caso se deparassem com 10% de todos os seus usuários afirmando que boicotariam todo o serviço se o recurso não fosse desligado, mas nós não fizemos isso... O Feed de Notícias estava funcionando, com a ajuda de toda a raiva e caos nós pudemos ver que mesmo com tantas pessoas dizendo que haviam odiado o recurso, todos o usavam para expressar o seu ódio e a interação de cada pessoa com seus amigos havia duplicado." — disse Sanghvi.

Facebook News Feed

Ruchi Sanghvi também trouxe imagens de como a novidade foi recebida pela mídia especializada e usuários (Foto: Reprodução/Ruchi Sanghvi)

Hoje, 10 anos desde aquele terrível lançamento, é interessante observar como mudamos de opinião e nos adequamos ao Feed de Notícias. Enquanto antes dele boa parte das pessoas utilizava o Facebook como uma espécie de email, apenas para checar suas notificações e contatos, hoje mantemos a rede social sempre por perto, passando horas no Feed de Notícias para ver o que há de novo em nossos grupos e na vida de nossos amigos.

Além de ser uma das mais prováveis causas da explosão de popularidade sofrida pelo Facebook anos depois, o Feed de Notícias ainda tornou Mark Zuckerberg um magnata da informação pessoal: criar uma ferramenta onde as pessoas compartilham e demonstram seus interesses fez com que o Facebook tivesse acesso a inúmeros dados de cada um dos seus usuários, e essas mesmas informações são a principal fonte de renda da companhia nos dias atuais.

Facebook News Feed

Assim era o Feed de Notícias logo quando foi lançado (Foto: Reprodução/Business Insider)

Não só coletando dados do que você vê, curte ou compartilha, atualmente o Facebook também controla o que você acessa no seu Feed de Notícias: como há, em média, mais de 2.000 histórias que um só usuário pode ver num único dia, são os algoritmos do Facebook que definem o que você vai ou não ver, e eles acabam mostrando uma média de 200 publicações apenas, conforme a relevância de cada uma.

Fonte: Business Insider, Mark Zuckerberg

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.