Facebook chega a perder US$ 24 mil por minuto toda vez que fica fora do ar

Por Redação | 31 de Outubro de 2014 às 16h30

Nesta terça-feira (28), milhões de usuários do Facebook de diferentes países relataram problemas ao acessar a rede social. A notícia, claro, se alastrou pela internet a medida que as pessoas se desesperavam por não conseguir acessar o site. O que pouca gente sabe é que o próprio Facebook também fica preocupado quando sai do ar, já que uma generosa quantia de dinheiro é perdida a cada minuto que passa.

Para comprovar isso, o site The Atlantic resolveu fazer uma continha para descobrir o quanto a rede social perde durante suas baixas. Para isso, a revista norte-americana levou em consideração a receita arrecadada pela empresa de Mark Zuckerberg no terceiro trimestre deste ano: US$ 3,2 bilhões. O período compreende 91 dias, que vão do dia 1º de julho até o dia 30 de setembro. Usando esses números, é possível dizer que o Facebook lucra cerca de US$ 35 milhões por dia; pouco mais de US$ 1,4 milhão por hora; e US$ 24,42 por minuto.

Considerando a "receita por minuto" e aplicando a mesma regra de faturamento para o segundo trimestre, a revista chegou a conclusão que em agosto o Facebook perdeu US$ 426,6 mil por ter ficado fora do ar por 19 minutos. A última queda, ocorrida nesta terça, teve duração de 35 minutos e, usando a “receita por minuto” do terceiro trimestre, a rede social perdeu US$ 854,7 mil por causa dela.

Não se pode considerar os números de forma tão exata, pois os problemas desta natureza geram gastos diferentes dos momentos em que a rede social funciona corretamente, no entanto é interessante analisar o quanto o Facebook pode deixar de faturar caso ocorra um blackout geral de vários dias na rede social.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.