Facebook anuncia melhorias para monetização em sua plataforma de vídeos

Por Felipe Ribeiro | 09 de Julho de 2019 às 14h05
Facebook
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Com a VidCon se aproximando, algumas empresas já preparam alguns anúncios com foco nos produtores audiovisuais, influenciadores e demais profissionais de vídeo que fazem uso das mais diversas plataformas para divulgar seus trabalhos. Uma delas, como não poderia deixar de ser, é o Facebook, que está introduzindo mais maneiras desses criadores ganharem dinheiro na rede social. A medida anunciada pela empresa de Mark Zuckerberg visa dar aos usuários a capacidade de escolher um melhor posicionamento para anúncios em seus vídeos no Facebook for Creators.

O Facebook diz que, para melhor apoiar vídeos que podem não ter "uma estrutura natural para anúncios", os criadores de conteúdo terão agora a opção de incluir formatos de publicidade não interruptivos, como anúncios precedentes ou baseados em imagens. Isso pode ser útil em vídeos curtos, por exemplo.

Além disso, os criadores no Facebook agora terão a capacidade de oferecer acesso a grupos apenas para assinantes por uma taxa mensal. Em troca, os fãs podem interagir com os criadores em um espaço mais privado, onde o Facebook diz que espera que as pessoas possam "formar comunidades mais profundas e laços mais fortes" uns com os outros. Esses grupos pagos, em teste desde junho, serão uma espécie de complemento das "assinaturas de fãs" já existentes.

Estrelas do Facebook

Estrelas do Facebook: Plataforma agora poderia ser usada por alguns influenciadores fora dos games (Imagem: Facebook/Divulgação)

As mudanças não param por aí. O Facebook está testando ainda mais formas de permitir que os criadores ganhem dinheiro diretamente de seus fãs mais fanáticos. O 'Estrelas do Facebook' foi originalmente projetado para criadores do Facebook Gaming, no entanto, agora a empresa vai permitir que um pequeno conjunto de criadores fora deste programa receba essas "estrelas". Os fãs mais fervorosos poderão comprar pacotes de 100 estrelas por US$ 1,40 (R$ 5,32, na conversão direta), sendo que os criadores receberão um centavo por estrela.

Melhor gerenciamento

Por fim, o Facebook oferecerá aos criadores novas ferramentas para acompanhar e gerenciar melhor o envolvimento do público. Eles podem começar a compartilhar o perfil demográfico dos fãs com as marcas para melhorar a segmentação de anúncios e garantir que as parcerias cheguem ao público certo, tudo isso por meio do recurso 'Brands Collab Manager', que foi revelado na VidCon do ano passado.

Imagem: Facebook/Divulgação

Com as atualizações do Creator Studio, que permite que os criadores monitorem, ajustem e monetizem suas postagens, agora eles podem ter uma visão única de onde seu dinheiro está vindo, seja do Facebook ou do Instagram/ IGTV, que agora estão integrados.

A VidCon, maior evento de criadores digitais e produtores de vídeo do mundo, acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho, em Anaheim, na Califórnia.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.