Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk nega ter interferido no algoritmo do Twitter

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Fevereiro de 2023 às 15h05

Link copiado!

Pixabay/Montagem Canaltech
Pixabay/Montagem Canaltech
Elon Musk

Acusado de ter feito o Twitter impulsionar os próprios tuítes, Elon Musk negou ter aumentado a visibilidade de seus posts na plataforma. Nesta sexta-feira (17), o bilionário usou sua conta na rede para afirmar que veículos jornalísticos teriam “relatado incorretamente” um suposto impulsionamento de suas publicações.

“Várias fontes importantes da mídia relataram incorretamente que meus tuítes foram impulsionados acima dos níveis normais no início desta semana”, pontuou no post. “Uma revisão das curtidas e visualizações do meu tuíte nos últimos 6 meses, especialmente quanto à proporção de seguidores, mostra que isso é falso”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Segundo o bilionário, existia um bug que fazia com que as respostas dos tuítes tivessem o mesmo destaque que os posts em si, o que, como consequência, deve ter inundado os feeds “Para você” com respostas aos posts dele.

Lastreando seu argumento, Musk mostrou as estatísticas de uma publicação de abril de 2022, época em que ainda não comandava o Twitter, que superou 4,7 milhões de curtidas. Naquele período, o executivo disse ter 40 milhões de seguidores a menos do que tem agora, mas que ele não está nem perto de alcançar tamanha quantidade de interações.

Musk inundou o feed de todo mundo

Na última semana, usuários do Twitter relataram que seus feeds ficaram cheios de publicações de Elon Musk. A frequência foi tanta, que o assunto virou notícia e gerou a suspeita de que o bilionário teria interferido no algoritmo da rede social.

Continua após a publicidade

O impulso nos tuítes de Elon Musk teria acontecido a partir do fim de semana, poucas horas depois de uma publicação do bilionário relacionada ao Super Bowl ter flopado em comparação aos tuítes de outras personalidades, como o do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

A frustração de Musk com o baixo engajamento teria sido pauta de uma reunião com os principais engenheiros da rede social, conversa que teria sido motivo para a demissão de um deles. O restante da equipe, com emprego ameaçado, teria que trabalhar numa “solução” para a queda de visualizações do bilionário.

De acordo com o site Platformer, o mecanismo criado para impulsionar as views de Elon Musk se chamava “Power user multiplier” (“Multiplicador de usuário avançado”, em tradução livre) e se aplicava exclusivamente para o perfil dele. Quando habilitado, ele faz a conta sobrepor restrições e regras do algoritmo para ser colocado com bastante frequência no feed ranqueado — agora, conhecido como a aba “Para você”.