Dica: desative as notificações de redes sociais em seu e-mail
Por Luciana Zaramela | •

Estamos na era dourada das redes sociais e estes sites querem chamar a atenção dos usuários a todo custo, abarrotando de e-mails a caixa de entrada a cada novidade que surge na rede. Se você não suporta mais receber esse tipo de notificação, aí vai a boa notícia: todos estes e-mails podem ser cancelados, já que as redes sociais trazem essa opção. Pelo corre-corre diário, muita gente nem percebe que é tão simples acabar com o problema.
Evite que sua caixa de entrada entupa com e-mails desnecessários e desative mensagens de várias redes sociais agora mesmo. Para cada serviço, há uma maneira diferente de desabilitá-los. Veja só:
A rede social mais utilizada do mundo também é campeã no quesito lotação da caixa de entrada de seus usuários. Se você não tem um e-mail exclusivo para receber as notificações do site, deve ficar de cabelo em pé a cada momento que verifica sua caixa de entrada e vê dezenas de mensagens relacionadas à rede. Acabe logo com o problema seguindo simples passos:
- Acesse as Configurações de conta do Facebook;
- Na coluna da esquerda, clique em Notificações;
- Você pode optar por receber somente as mais importantes ou apenas notificações sobre conta, privacidade e segurança. Você não receberá mais um e-mail para cada foto marcada, mensagem recebida ou comentários de amigos, se marcar a última opção. Escolha a que melhor lhe convém e confirme.
No microblog, o passo-a-passo é ainda mais simples. Entre em sua conta, clique sobre o ícone da engrenagem e vá até Configurações, clicando em seguida em Notificações por e-mail, na coluna de opções à esquerda. Desmarque as caixas de acordo com sua preferência e pronto!
YouTube
Para acabar de vez (ou apenas reduzir a quantidade) com os e-mails enviados pelo maior portal de vídeos da web, acesse sua conta e vá direto às Configurações (clique na setinha ao lado de sua foto, no canto superior direto, para acessar o menu).
À esquerda, você verá um novo menu de opções de configurações de sua conta. Clique em E-mail. Depois, desmarque as opções de notificações por e-mail que desejar.
Nem a mais profissional das redes sociais escapa da política do envio de e-mails! Cansado dos e-mails do LinkedIn também? Desative-os, clicando no menu localizado no canto superior direito de seu perfil e acessando o item Configurações.
À esquerda, clique em Preferências de e-mail e, ao selecionar um dos tópicos, escolha os tipos de mensagem que você gostaria de receber.
Google+
A rede social do Google está ficando cada vez mais forte, assim como a quantidade de e-mails que ela envia a seus usuários. Para livrar-se também dos e-mails e notificações do Google+, acesse sua conta e vá até o menu da engrenagem, para acessar o item Configurações.
Em seguida:
- Acesse, pela coluna da esquerda, a opção Google+;
- Role a página e veja, logo abaixo, o menu Receber notificações; note que o Google+ oferece várias opções de marcação de caixa na coluna 'E-mail'. Por padrão, todas estão marcadas. Desmarque as que você achar necessárias – o próprio Google+ salva as alterações automaticamente.
Se você participa de outras redes sociais e não quer mais saber destes e-mails, basta procurar as configurações de conta e notificações. Em tese, todas as redes sociais possuem a opção para não enviar e-mails a torto e a direito.
E-mails de redes sociais das quais voce não faz parte
Às vezes, por indicação de alguém ou por meio de bots que conseguem nossos endereços de e-mail, recebemos mensagens de redes sociais das quais nem fazemos parte. O mesmo ocorre com newsletters de lojas online, e-mails marketing de sites de compra coletiva etc.
Muita gente até desconfia, pensando ser mais um vírus. Na verdade, as mensagens podem até ser reais. A dica, nesse caso, é procurar, no próprio corpo da mensagem, um link ou botão que sugira o cancelamento do envio destes e-mails, como "Não quero mais receber e-mails".
Dica importante: se você encontrar a opção, fique atento e passe o mouse sobre ela para verificar o link. Desconfie de links suspeitos, que podem mesmo ser mais uma pegadinha de cibercriminosos para conseguir informações ao instalar arquivos espiões em seu computador, como os contidos em e-mails enviados em nome de bancos.
Se o link relacionado à opção for confiável (mesmo domínio do site que enviou a mensagem), basta clicar para evitar que novos e-mails deste remetente cheguem até você.