Descubra o que o Facebook sabe sobre você

Por Durval Ramos
photo_camera Divulgação

Vamos combinar que Facebook e privacidade são duas palavras que não combinam muito. Embora a empresa faça sempre questão de dizer que não há com o que se preocupar, todo mundo sabe que Mark Zuckerberg está sempre de olho no que as pessoas fazem e falam entre murais e grupos. No entanto, você sabe exatamente que tipo de informação a página armazena?

O serviço nunca foi muito claro em relação a isso, o que sempre deixou a questão muito nebulosa. Como não há qualquer menção ao que é armazenado, fica difícil controlar e até mesmo se blindar disso. Afinal, como se proteger de algo que você simplesmente não tem ideia do que é?

E já que o Seu Zuckerberg não gosta de falar muito sobre o assunto, pelo menos ele disponibilizou um modo de fazer com que os usuários descubram o que já foi guardado dentro do sistema da rede social. Os dados são bem variados, incluindo desde seus gostos até mesmo amizades desfeitas, passando por interesses e até suas conversas. Isso mesmo: todo o histórico de bate-papo fica guardado ali.

Assim, saiba como descobrir o que o Facebook já armazenou sobre você e pense duas vezes antes de se abrir para uma rede social.

Passo 1

Acesse a página de configurações do Facebook. Repare que, em meio às várias opções destacadas, há um pequeno link quase escondido na parte inferior. Clique em "Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook".

Dados facebook

Passo 2

Você vai ser levado a uma nova tela que detalha as informações que estão inclusas nesse pacote. A própria página já explica que detalhes de seu perfil, suas fotos e até suas conversas estão disponíveis nesse histórico. Assim, clique em "Abrir meu arquivo". O sistema vai pedir que você insira sua senha e enviará um arquivo para o seu e-mail.

Como o próprio Facebook explica, isso pode levar algum tempo, então tenha paciência e não se preocupe caso você receba outro e-mail informando que esses dados foram requisitados. Trata-se de uma medida de segurança para alertar qualquer possível invasão ao seu perfil.

Dados facebook

Passo 3

Quando o conteúdo finalmente chegar a sua caixa de entrada, clique no link presente no fim da mensagem e você vai ser redirecionado mais uma vez ao Facebook. Desta vez, no entanto, você vai se deparar com o botão "Baixar arquivo". Clique sobre ele e escolha salvar o arquivo ZIP gerado.

Sugerimos que crie uma pasta dedicada a isso para facilitar a sua organização.

Dados facebook

Passo 4

Descompacte o conteúdo. Perceba que ele vai trazer algumas pastas com todas as fotos e vídeos publicados por seu perfil. No entanto, o que realmente chama a atenção é o arquivo chamado "Index". Trata-se de um documento em HTML que reúne todas as informações que você já publicou na rede social e que permanecem dentro de seu banco de dados. Tanto que explorar esse conteúdo chega a ser algo bastante assustador.

Uma olhada em seu perfil, por exemplo, traz todos os seus dados de contato, nomes que você já usou em seu perfil, locais onde trabalhou, onde estudou e até o nome de suas ex-namoradas. Isso sem falar das pessoas que você excluiu de sua rede, quem não aceitou seu pedido de amizade e todo o seu histórico de conversas.

Dados facebook

Esse arquivo serve muito mais como uma espécie de backup do que como uma ferramenta de controle de privacidade. Na verdade, isso apenas demonstra o quanto você se expõe dentro do Facebook e o quanto essas pequenas informações, quando agregadas, revelam sobre você. Ao baixar esses documentos, você consegue traçar um histórico completo do que você fez nos últimos anos, seja em termos de viagens ou mesmo em coisas pequenas do dia a dia — inclusive questões que você nunca chegou a tornar públicas.

Como a rede de Mark Zuckerberg não conta com nenhuma opção para impedir esse armazenamento, tudo o que você pode fazer é pensar duas vezes antes de se abrir para o mundo em uma publicação. Já que é impossível controlar esse monitoramento constante, que o seu impacto pelo menos não seja tão grande.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.