#DesafioAceito: hashtag retorna com fotos em preto e branco no Instagram
Por Rubens Eishima | •

Pouco mais de quatro meses após se tornar tendência na internet brasileira para destacar a sororidade e beleza feminina, a hashtag #DesafioAceito voltou a se popularizar nas redes sociais, especialmente no Instagram. As fotos identificadas com ela, quase todas elas em preto e branco, incentivam as mulheres a marcar perfis de amigas que consideram bonitas, criando uma corrente de elogios e positividade.
- O que é alcance no Instagram e dicas para aumentá-lo
- 10 aplicativos para editar vídeos no IGTV e turbinar suas criações
Diferentemente da corrente que ganhou o Instagram em março deste ano, a hashtag em português tem sido utilizada inclusive por perfis de outros países, geralmente em conjunto com a sua versão em inglês #ChallengeAccepted. Outra diferença é que, desta vez, grande parte das publicações não acompanha o texto que foi utilizado no começo de 2020, geralmente uma variação da legenda a seguir:
Se eu não marcar você, por favor, não se ofenda, tentei escolher pessoas que eu pensava que iriam participar. Com demasiada frequência, algumas mulheres acham mais fácil criticar uma a outra ou a si mesmas, em vez de se fortalecerem. Com toda a negatividade por aí, vamos fazer algo possível! Carregue 1 foto sua ... SOMENTE VOCÊ. Em seguida, marque 10 outras mulheres bonitas para fazer o mesmo. Construa-se em vez de se destruir. COPIE E COLE. Se eu te marquei, não me decepcione. Vamos espalhar alguma positividade !!!
Na época, as postagens não se limitaram a fotos preto e branco, ao contrário do que tem acontecido nos últimos dias.
O Instagram registra quase 300 mil publicações com o #DesafioAceito, incluindo as outras vezes em que a tag repercutiu entre o público. Outras hashtags utilizadas nas publicações do desafio incluem:
- #desafioaceito✔
- #desafiopretoebranco
- #juntassomosmaisfortes
- #mulheresfortes
- #eumeamo
- #semmake
- #somosfortes
- #sejaforte
- #forçafeminina
- #minhasregras
Hashtag recorrente
Esta não é a primeira (nem a segunda) vez em que a hashtag emplacou no Brasil. Além das publicações em março deste ano, a “corrente” serviu como uma campanha de conscientização para o combate ao câncer em agosto de 2016. O desafio, naquela época, espalhado por meio de mensagens privadas, convocava os perfis no Instagram a publicar fotos em P&B e encaminhar um texto curto para quem curtisse as publicações:
E você? Participou ou conhece alguém que entrou para essa nova corrente? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.