Publicidade

Coronavírus: cresce número de vídeos tutoriais de máscaras no YouTube e TikTok

Por| 05 de Abril de 2020 às 11h37

Link copiado!

David McNew/ Getty Images
David McNew/ Getty Images
Tudo sobre TikTok

Com a pandemia do novo coronavírus, as redes sociais registraram crescimento no número de notícias sobre o assunto sendo compartilhadas, inclusive sendo preciso combater a disseminação de anúncios abusivos e as fakes news, como também o número de vídeos e transmissões ao vivo aumentarem exponencialmente.

Nesse cenário, o Youtube e Tik Tok notaram um dado interessante, principalmente nas últimas semanas: boa parte dos conteúdos produzidos se tratam de tutoriais ensinando a como elaborar uma máscara caseira.

Ao pesquisar por "máscara facial DIY" no YouTube, por exemplo, são exibidos centenas de resultados ensinando a fazer o item com vários materiais e formas. No TikTok o fato se repete e, inclusive, Marc Sebastian, criador e modelo da rede social, é um grande incentivador da causa e, em vídeo publicado no seu perfil, ensina a costurar máscaras caseiras de tecido:

Continua após a publicidade
"Usar uma máscara de tecido é melhor que nada e estamos em um ponto em que... algo é melhor que nada", revela Sebastian em entrevista ao site Mashable.

Ministério da Saúde também ensina a fazer máscaras caseiras

No início da pandemia a recomendação era que apenas pessoas doentes utilizassem a máscara. Porém, na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde liberou novas diretrizes seguindo orientações internacionais incentivando o uso das máscaras.

Continua após a publicidade

Inclusive, seguindo a tendência do YouTube e TikTok, o perfil da secretária da saúde no Twitter publicou um vídeo tutorial de como fazer a sua própria máscara utilizando itens fáceis de se encontrar em casa:

Vale ressaltar alguns pontos importantes como o uso individual do utensílio somente quando precisar ir à rua e no período máximo de duas horas. Após esse tempo, é preciso que a máscara seja trocada e, assim que chegar em casa, a mesma seja higienizada.

Continua após a publicidade

E você, leitor(a), já fez a sua própria máscara caseira? O que acha da medida? Conta para a gente aqui no espaço dedicado para os comentários!

Fonte: Mashable, Ministério da Saúde