Comunicado falso de violação dos termos no Instagram é golpe cibercriminoso

Por Ares Saturno | 06 de Junho de 2018 às 15h39
Lifewire

A página do Facebook Defesa Digital está chamando a atenção para um novo golpe cibercriminoso envolvendo o Instagram. Na imagem postada, um comunicado falso de erro que aparenta ser emitido pela própria rede social, relatando a possibilidade do usuário ter sua conta suspensa por denúncias de abuso, concedendo um prazo máximo de 72 horas para que o usuário responda à suposta violação aos termos de uso. O pop-up avisa ainda que ignorar a mensagem e não verificar a atividade na rede social pode levar ao cancelamento da conta, como forma a coagir o usuário a clicar no enorme botão azul. Veja, abaixo, a imagem postada pela Defesa Digital:

Comunicado falso de violação dos termos de uso no Instagram é obra de cibercriminosos (Captura de Tela: Reprodução / Defesa Digital)

Ao clicar no botão para verificar a atividade na sua conta, o golpe faz com que um arquivo zip seja baixado no dispositivo, contendo malwares que infectam as máquinas e roubam informações pessoais dos usuários. O perigo pode ser ainda maior se o dispositivo infectado tiver acesso a dados bancários e financeiros.

As recomendações para a segurança dos usuários incluem não clicar no link enviado no falso comunicado e evitar baixar conteúdos enviados por desconhecidos, além de checar se as mensagens contem erros gramaticais e de ortografia. Também é recomendado que se acompanhe os canais oficiais de comunicação da rede social para confirmar qualquer notificação.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Defesa Digital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.