Como usar o Pinterest

Por Joyce Macedo

Criado em 2009, o Pinterest é uma rede social extremamente visual, que agrada os olhos daqueles que utilizam imagens como fonte de inspiração ou até mesmo trabalho. O layout do site nos remete a aquele antigo hobby de pregar fotografias em murais de cortiça (se você não é dessa época, pode considerar murais com ímã mesmo). O termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), ou seja, você organiza tudo aquilo que lhe interessa no seu mural, por assim dizer.

Como criar uma conta no Pinterest

Criar sua conta na rede social é bem simples. Basta entrar no site e escolher se deseja fazer o login a partir de sua conta do Facebook, Twitter, ou criar uma nova conta a partir de um endereço de e-mail. Se você optar pelo e-mail, alguns dados básicos serão solicitados para criação do seu perfil – nome de usuário, e-mail, senha, nome, sobrenome e sexo. Uma mensagem de confirmação será enviada para o endereço de e-mail informado no cadastro e, prontinho, é só começar a 'pinar'.

Como usar o Pinterest

Assim que fizer seu primeiro login, o Pinterest vai pedir que você escolha alguns assuntos de seu interesse (Arte, Filmes, Músicas, Fotografias, etc), para lhe dar algumas dicas de painéis (boards) para seguir e já começar a rechear sua tela de imagens. Para começar, você seleciona cinco painéis – caso faça o login com o seu perfil do Facebook ou Twitter ele irá indicar quais amigos de sua lista já fazem parte do Pinterest, assim você também poderá acompanhar seus painéis. Depois, basta seguir em frente no botão indicado para continuar.

Configurando sua conta

Este ano, o Pinterest disponibilizou uma versão do site traduzida para português do Brasil. Caso seu perfil não seja configurado automaticamente para a nossa língua, basta clicar no seu nome, no canto direito superior, e em seguida em 'Settings'. Lá você irá encontrar a opção de idiomas ('Language'). Basta selecionar Português (Brasil) e salvar.

Nessa mesma página você poderá inserir um avatar para o seu perfil, escrever uma descrição sobre você, linkar seu perfil com o Facebook/Twitter etc.

Editar conta do Pinterest

Criando painéis e enviando arquivos

Clicando novamente no seu nome, localizado no canto superior direito, você será redirecionado para os seus painéis. Eles nada mais são do que uma maneira de organizar melhor o seu conteúdo dentro da rede social de acordo com os assuntos. Na versão em português, eles são chamados de 'painéis', mas a grande maioria dos usuários ainda os chama de 'boards'.

Para enviar algum arquivo para o Pinterest, clique em 'Adicionar +', que fica no topo da sua página. Em seguida, você terá três opções:

Adicionar um Pin: envia uma foto a partir de um link.

Enviar um Pin: escolha uma foto do seu computador para enviar.

Criar um painel: cria um novo mural em branco.

Criar Pin no Pinterest

Interagindo, repinando e mais

Você pode pesquisar uma palavra-chave por meio de uma caixa que fica no canto superior esquerdo. Se você se deparar com algo que goste muito enquanto navega pela rede social, ao passar o ponteiro do mouse sobre o conteúdo você terá três opções: Repinar, Curtir ou Comentar.

Muitas pessoas utilizam o recurso chamado 'Repinar' (ou Repin) para repostar algo que viu na rede social, mas lembre-se que é bem interessante você enviar novidades, assim a rede não gira em círculos e conteúdos novos sempre estarão disponíveis.

Repin

Quanto a interação na rede social, vale lembrar que, conforme explicado anteriormente, você pode procurar os seus amigos do Facebook e do Twitter e escolher alguns - ou todos - painéis para seguir. Mas não se esqueça que a ideia do Pinterest não é sair por aí escrevendo no perfil dos seus amigos, até porque isso não é possível.

O foco aqui é o conteúdo e a interatividade por meio dos painéis e fotos, ou seja, o máximo que você consegue fazer é seguir painéis de pessoas ou assuntos que sejam relevantes para você, comentar e curtir os Pins. Inclusive, tudo aquilo que você curtir pode ser acessado depois, existe um local específico para isso em seu perfil.

Curtir - Pinterest

Se você estiver navegando na Internet e se deparar com uma imagem que adorou e desejar adicioná-la a um de seus painéis, existe uma ferramenta que ajuda a simplificar bastante isso.O chamado 'Botão Pinar' pode ser instalado no seu navegador, e quando você pinar a partir de um site, automaticamente o Pinterest grava o link de origem para podermos atribuir o crédito ao criador original. Para instalar a ferramenta, basta clicar na opção 'Sobre', que fica na parte superior da tela, e depois em 'Botão Pinar'.

O Pinterest também possui um aplicativo para aparelhos mobile, em versões para iPhone, iPad e Android.

E agora que você já sabe como funciona a rede social, que tal conferir os boards do Canaltech? Clique e "pine" à vontade!