Como usar o Pinterest

Como usar o Pinterest

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 19 de Outubro de 2021 às 10h05
Divulgação/Pinterest

Criado em 2009 por Ben Silbermann, o Pinterest (Android | iOS | Web) é uma rede social de compartilhamento de fotos, que agrada os olhos daqueles que utilizam imagens como fonte de inspiração ou até mesmo trabalho.

O layout do site remete ao antigo hobby de pregar fotografias em murais de cortiça (se você não é dessa época, pode considerar murais com ímã mesmo). O termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse). Ou seja, você organiza em um mural, por assim dizer, tudo aquilo que possa ser interessante.

Como criar uma conta no Pinterest

Criar uma conta no Pinterest é bem simples. Neste artigo, estamos usando como exemplo a versão do serviço para navegadores web, mas você pode realizar o procedimento pelo aplicativo da plataforma para Android e iOS.

Basta entrar no site e escolher se deseja fazer o login a partir de sua conta do Facebook ou Twitter, ou criar uma nova conta a partir de um endereço de e-mail.

Se você optar pelo e-mail, alguns dados básicos serão solicitados para criação do seu perfil – nome de usuário, e-mail, senha, nome, sobrenome e sexo. Uma mensagem de confirmação será enviada para o endereço de e-mail informado no cadastro, e pronto: é só começar a "pinar".

Esta é a tela de cadastro para um novo perfil no Pintest. Você pode usar seu e-mail ou vincular o serviço à sua conta do Google ou Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Assim que fizer seu primeiro login, o Pinterest vai pedir que você escolha até cinco assuntos de seu interesse. A lista é grande, e inclui temas como Arte, Filmes, Músicas e Fotografias, além de tópicos relacionados a celebridades, carros, comidas, entre outros. Tem até opções para quem gosta de fotos de gatinhos fofos, dicas de cozinha e cortes de cabelo.

A seleção desses assuntos vai ajudar o Pinterest a formular como serão exibidos os painéis (boards) para seguir, tanto neste momento do cadastro inicial quanto nas suas próximas utilizações. Assim, você já pode começar a rechear sua tela de imagens e ir montando painéis personalizados com assuntos que sejam do seu interesse.

As fotografias e painéis no Pinterest são atualizadas cada vez que você abre o site ou atualiza a página. Assim, é praticamente impossível visualizar os mesmos conteúdos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Criando painéis (pastas) e pins

Os painéis nada mais são do que uma maneira de organizar melhor o seu conteúdo dentro da rede social de acordo com os assuntos.

Ao clicar no seu nome, localizado no canto superior direito da tela, você será redirecionado para os seus painéis do Pinterest. Se for o seu primeiro acesso, a página estará em branco, mas para criar novos painéis é só usar o botão de "mais" ("+") e ir na opção "Pasta".

Curiosamente, a opção para criar pastas/painéis só está disponível dentro das configurações do perfil, e não no botão de ação na página inicial do Pinterest (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Os pins, por sua vez, são os arquivos hospedados no Pinterest. Logo, cada imagem é considerada um pin que pode ser compartilhado com os demais usuários da plataforma. É possível subir fotos de até 20 MB.

Para adicionar um novo pin, você só precisa clicar no botão de "mais" ("+"), no canto inferior direito da tela. Cada pin precisa ter um título de até 100 caracteres e uma descrição de no máximo 500 caracteres. Há ainda a possibilidade de acrescentar um link externo, para que aquele pin redirecione os outros usuários para outra página sempre que eles clicarem na imagem.

Cada pin é um arquivo individual hospedado no Pinterest e que pode ser compartilhado pelos usuários do site (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Interagindo, repinando e mais

Você pode pesquisar uma palavra-chave por meio de uma caixa de busca que fica no canto superior esquerdo. Por padrão, o próprio Pinterest mostrará algumas sugestões do que encontrar, baseadas nos temas selecionados anteriormente por você durante o cadastro.

Buscar itens no Pinterest é fácil. O difícil é selecionar o que usar, já que são milhões de imagens disponíveis na plataforma (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Se você se deparar com algo que goste muito enquanto navega pela rede social, ao passar o ponteiro do mouse sobre o conteúdo você logo de cara verá o botão "Salvar". Muitas pessoas utilizam o recurso para repostar algo visto na rede social. Mas o legal do Pinterest é que cada usuário envie o que considera de novidade. Dessa forma, a rede social não gira em círculos, e novos conteúdos sempre estarão disponíveis para todos.

Ao abrir um pin, você ainda tem a opção de salvá-lo ou comentar na publicação. É aí que entra a interação entre usuários.

Cada pin exibe o perfil de quem publicou a imagem primeiro, permitindo que outros usuários comentem naquele post (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Em contrapartida, esse é um dos poucos elementos de interação entre os usuários do Pinterest, já que, diferente de outras redes sociais, a ideia não é sair por aí escrevendo no perfil dos seus amigos - até porque, isso não é possível.

Sim, você até consegue enviar mensagens privadas para os outros usuários. No entanto, o foco do Pinterest é o conteúdo e a interatividade por meio dos painéis e fotos. Ou seja, o máximo que você consegue fazer é seguir painéis de pessoas ou assuntos que sejam relevantes para você, comentar e curtir os pins.

Extensão para navegador

Se você estiver navegando na internet e se deparar com uma imagem que adorou e desejar adicioná-la a um de seus painéis, existe uma ferramenta que ajuda a simplificar bastante isso.

O chamado "Botão Salvar do Pinterest" pode ser instalado no seu navegador e se aplica a basicamente qualquer imagem na web. Assim, quando você "pinar" uma foto a partir de um site, automaticamente o Pinterest grava o link de origem e salva o conteúdo na sua conta da rede social.

A extensão do Pinterest é compatível com Google Chrome e Mozilla Firefox.

O botão dedicado ao Pinterest facilita a inclusão de novos pins às suas pastas e painéis na rede social (Imagem: Divulgação/Pinterest)

Agora que você já sabe como funciona o Pinterest, é só salvar - ou melhor, pinar - suas fotos favoritas, adicionar outros usuários e navegar pelos painéis disponíveis na plataforma. Divirta-se!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.