Como usar as salas de áudio do Facebook

Como usar as salas de áudio do Facebook

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Outubro de 2021 às 10h00
Pexels/Pixabay

Em um passado não muito distante, o Clubhouse serviu como o pontapé inicial para que várias empresas lançassem um recurso para a criação de salas de bate-papo por voz. O Facebook é uma delas, e essa função agora está chegando para todos os usuários.

Conhecidos no inglês como Live Audio Rooms, os chats de áudio no Facebook permitem que você crie uma sala e converse com outras pessoas. Quer aprender a como acessar a novidade? Acompanhe o tutorial a seguir.

O que são as salas de áudio no Facebook

As salas de áudio ao vivo do Facebook se inspiram nos chats do Clubhouse (Imagem: Divulgação/Facebook)

As Live Audio Rooms seguem o mesmo estilo do que já existe em outros aplicativos, como Slack, Spotify (Greenhouse) e Twitter (Twitter Spaces). Um anfitrião cria uma sala para conversar com todas as pessoas que entram ali. O criador da sala pode definir se somente ele falará ou se os demais participantes também poderão emprestar suas vozes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As salas de bate-papo por voz no Facebook aparecem no topo do feed na página inicial do serviço. Artistas, organizações, marcas e empresas que estejam ao vivo ou que tenham programado uma sala também ficarão visíveis logo que você abrir o app do Facebook no celular.

Por enquanto, só podem criar salas de bate-papo ao vivo criadores de conteúdo, figuras públicas e pessoas verificadas no Facebook. As salas ainda podem ser salvas nos perfis dos criadores para serem ouvidas posteriormente.

Assim como acontece com os criadores de conteúdo do Facebook Gaming, as salas de áudio do Facebook contam com arrecadação de dinheiro usando o sistema de estrelas, que por sua vez é a moeda virtual da plataforma. Quem fizer doações em estrelas ganhará destaque nas primeiras fileiras da sala, aumentando as chances de interagir com o anfitrião.

Até meados de outubro de 2021, o recurso de salas de voz no Facebook foi liberado oficialmente para usuários do iOS e Android. Testes também estão sendo feitos na versão da rede social para desktop, mas no PC só é possível ouvir as salas, e não criá-las (ao menos por enquanto).

Nos EUA, o app do Facebook já tem até uma seção inteira dedicada apenas às salas de conversa por voz (Imagem: Divulgação/Facebook)

Além disso, nos Estados Unidos, a aba “Watch" (“Assistir”, na tradução livre) no aplicativo do Facebook agora exibe uma seção destinada especificamente a conteúdos de áudio. Até o momento, o recurso não foi disponibilizado no Brasil.

Como usar as salas de áudio do Facebook

Passo 1: abra o aplicativo do Facebook (Android | iOS) no seu celular.

Passo 2: já na página inicial, você verá dois cards das salas de áudio do Facebook. Ficam abaixo dos botões para você fazer uma nova publicação.

Se alguém que você segue estiver ao vivo ou programou uma sala de áudio, é no próprio feed que você verá uma opção para ingressar ao evento (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: salas ao vivo ou programadas por algum criador de conteúdo ou influenciador que você segue no Facebook também aparecerão nessa seção.

A partir daí, selecione “Ouvir" ou “Ver detalhes”.

Para salas programadas que ainda não estão ao vivo, o Facebook também já oferece uma opção para você salvar o evento (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: se a sala estiver a vivo, é só começar a ouvir. Mas se o evento estiver programado, toque na opção “Vou”, para confirmar presença na sala assim que ela começar.

É só marcar essa opção para você ser lembrado de quando o chat será transmitido ao vivo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: desça a página para visualizar informações sobre o conteúdo da conversa e quais palestrantes irão participar.

Na página da sala você também visualiza informações sobre data e horário do chat, quem são os palestrantes, entre outros dados pertinentes (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: se você tiver uma página verificada no Facebook e quiser criar uma sala, volte para a tela inicial do app e selecione “Criar”, dentro do card “Salas de áudio e vídeo”.

Lembrando que apenas criadores de conteúdo, empresas ou influenciadores com páginas verificadas podem abrir salas de áudio no Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: para ouvir uma sala de áudio já finalizada, pesquise ou entre no perfil do criador de conteúdo e procure pelo card do bate-papo. Depois, toque em “Ouvir".

O arquivo das salas de áudio já finalizadas podem ser salvos nos perfis dos influenciadores. Depois, é só acessar a página para ouvir a conversa (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Viu como é fácil? Sim, algumas funções das salas de áudio do Facebook ainda estão limitadas no Brasil, mas agora é só questão de tempo até que os criadores de conteúdo e usuários possam usufruir de todas as possibilidades desse novo recurso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.