Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar as salas de áudio do Facebook

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Outubro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Pexels/Pixabay
Pexels/Pixabay
Tudo sobre Facebook

Em um passado não muito distante, o Clubhouse serviu como o pontapé inicial para que várias empresas lançassem um recurso para a criação de salas de bate-papo por voz. O Facebook é uma delas, e essa função agora está chegando para todos os usuários.

Conhecidos no inglês como Live Audio Rooms, os chats de áudio no Facebook permitem que você crie uma sala e converse com outras pessoas. Quer aprender a como acessar a novidade? Acompanhe o tutorial a seguir.

O que são as salas de áudio no Facebook

Continua após a publicidade

As Live Audio Rooms seguem o mesmo estilo do que já existe em outros aplicativos, como Slack, Spotify (Greenhouse) e Twitter (Twitter Spaces). Um anfitrião cria uma sala para conversar com todas as pessoas que entram ali. O criador da sala pode definir se somente ele falará ou se os demais participantes também poderão emprestar suas vozes.

As salas de bate-papo por voz no Facebook aparecem no topo do feed na página inicial do serviço. Artistas, organizações, marcas e empresas que estejam ao vivo ou que tenham programado uma sala também ficarão visíveis logo que você abrir o app do Facebook no celular.

Por enquanto, só podem criar salas de bate-papo ao vivo criadores de conteúdo, figuras públicas e pessoas verificadas no Facebook. As salas ainda podem ser salvas nos perfis dos criadores para serem ouvidas posteriormente.

Continua após a publicidade

Assim como acontece com os criadores de conteúdo do Facebook Gaming, as salas de áudio do Facebook contam com arrecadação de dinheiro usando o sistema de estrelas, que por sua vez é a moeda virtual da plataforma. Quem fizer doações em estrelas ganhará destaque nas primeiras fileiras da sala, aumentando as chances de interagir com o anfitrião.

Até meados de outubro de 2021, o recurso de salas de voz no Facebook foi liberado oficialmente para usuários do iOS e Android. Testes também estão sendo feitos na versão da rede social para desktop, mas no PC só é possível ouvir as salas, e não criá-las (ao menos por enquanto).

Continua após a publicidade

Além disso, nos Estados Unidos, a aba “Watch" (“Assistir”, na tradução livre) no aplicativo do Facebook agora exibe uma seção destinada especificamente a conteúdos de áudio. Até o momento, o recurso não foi disponibilizado no Brasil.

Como usar as salas de áudio do Facebook

Passo 1: abra o aplicativo do Facebook (Android | iOS) no seu celular.

Passo 2: já na página inicial, você verá dois cards das salas de áudio do Facebook. Ficam abaixo dos botões para você fazer uma nova publicação.

Continua após a publicidade

Passo 3: salas ao vivo ou programadas por algum criador de conteúdo ou influenciador que você segue no Facebook também aparecerão nessa seção.

A partir daí, selecione “Ouvir" ou “Ver detalhes”.

Continua após a publicidade

Passo 4: se a sala estiver a vivo, é só começar a ouvir. Mas se o evento estiver programado, toque na opção “Vou”, para confirmar presença na sala assim que ela começar.

Passo 5: desça a página para visualizar informações sobre o conteúdo da conversa e quais palestrantes irão participar.

Continua após a publicidade

Passo 6: se você tiver uma página verificada no Facebook e quiser criar uma sala, volte para a tela inicial do app e selecione “Criar”, dentro do card “Salas de áudio e vídeo”.

Passo 7: para ouvir uma sala de áudio já finalizada, pesquise ou entre no perfil do criador de conteúdo e procure pelo card do bate-papo. Depois, toque em “Ouvir".

Continua após a publicidade

Viu como é fácil? Sim, algumas funções das salas de áudio do Facebook ainda estão limitadas no Brasil, mas agora é só questão de tempo até que os criadores de conteúdo e usuários possam usufruir de todas as possibilidades desse novo recurso.