Publicidade

Como funciona a seção "Pessoas que talvez você conheça" no Facebook

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Novembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Pexels/Anton
Pexels/Anton
Tudo sobre Facebook

As famigeradas “Sugestões de Amizade” do Facebook, também conhecidas como “Pessoas que você talvez conheça”, são quase uma marca registrada da rede social. A ferramenta consegue unir usuários que tenham sequer amigos em comum, mas que frequentam o mesmo espaço ou, quem sabe, eram colegas de longa data que mal lembravam um do outro.

Dada a eficiência do funcionamento do recurso, hora ou outra ele pode assustar: como será que o Facebook encontra alguém que você conheceu na vida real? Ou como a rede social entende quais pessoas são mais interessantes para você dentro de grupos? A resposta, é lógico, está no funcionamento da ferramenta — que, por sinal, é bastante robusto.

Continua após a publicidade

Como funcionam as Sugestões de Amizade do Facebook?

De acordo com o Facebook, as recomendações de amizade não surgem aleatoriamente, mas acontecem por um cruzamento de dados contidos no perfil do usuário. Entre as informações observadas pela plataforma, estão:

  • Amigos em comum: a quantidade de amizades iguais entre um usuário e outro fazem os perfis serem sugeridos como amigos;
  • Participações em grupos do Facebook: pode ser uma comunidade, bazar, grupo de trabalho ou qualquer outra coisa. A chance de um usuário ser amigo de outro que também participa desse grupo é grande;
  • Redes: informações em comum como escolas, cursos, empregos, cidades também sinalizam uma amizade na vida real;
  • Contatos carregados: ter o telefone de um usuário do Facebook salvo na agenda de contatos sinaliza que ele é, provavelmente, um conhecido.
  • Marcações em comum em fotos: se você aparece na mesma foto que outra pessoa, vocês provavelmente frequentaram o mesmo lugar.

Embora o funcionamento oficial da ferramenta seja esse, há rumores de que ela vai além: relatos de usuários e inúmeras reportagens indicam que as interações no Instagram, a rede social “irmã” do Facebook, também podem gerar sugestões de amizade.

Continua após a publicidade

O mesmo aconteceria com o Messenger, o mensageiro integrado do Instagram e Facebook. Grupos e conversas pelo app também sinalizam uma amizade em potencial e, por isso, os perfis com quem o usuário conversou também podem pipocar como “Pessoa que você talvez conheça”.

Por que o Facebook sugere amizades com desconhecidos?

Há suspeitas de que o Facebook pode ir ainda mais longe na hora de determinar quem o usuário conhece, consultando até os check-ins feitos em estabelecimentos comerciais para criar conexões. Segundo uma reportagem do Gizmodo de 2017, a plataforma explora dados bastante detalhados entre os perfis para entender quando existem relações entre eles ou não, incluindo os locais por onde ela passou.

Continua após a publicidade

A rede social nunca confirmou se essas informações entram para o bolo de dados ou não, mas a pista é forte: alguma vez você se lembra de receber uma sugestão de amizade de alguém que conheceu poucos dias antes na vida real, mas não existe nenhum colega em comum entre vocês? Ou, no mais louco dos casos, um amigo distante apareceu na lista de amizades recomendadas, mas nenhum dado público parece revelar essa relação?

Os perfis que pipocam de forma estranha no "Pessoas que você conheça" podem tanto ser resultado do algoritmo superinteligente do Facebook quanto uma simples coincidência. A própria plataforma afirma que, em alguns casos, os amigos em comum podem não aparecer pois a lista de amizade do perfil em questão é privada.

Quem visita perfis aparece como sugestão de amizade?

Continua após a publicidade

Segundo o Facebook, não. Contudo, nada impede que você e outra pessoa tenham informações em comum que, em algum momento, possam ser detectadas pelo algoritmo e acabem como uma sugestão de amizade mútua. Algo parecido também não acontece com pesquisas: um resultado de busca frequente pode até aparecer como uma sugestão, mas essa pessoa não saberá que você a procura com frequência.

Dá para parar de receber sugestões de amizade no Facebook?

O recurso do Facebook não pode ser desativado totalmente, mas ele pode ser ocultado do Feed de Notícias. Para isso, basta encontrá-lo na página, selecionar o menu do canto superior direito, no botão de três pontos, e clicar em “Ocultar Pessoas que você talvez conheça”. O Facebook informa, porém, que a função não será desabilitada e ainda poderá aparecer em outras áreas do app.

Continua após a publicidade

Se o incômodo parte de um perfil só, o Facebook permite evitá-lo totalmente: exclua-o da lista no botão “X”, remova as sugestões que não mais interessem ou, no mais extremo dos casos, bloqueie a pessoa.

Como funcionam as recomendações do Instagram?

Na rede social ao lado, as regras são um pouco diferentes. As interações em comum podem até ter algum peso na lista de perfis recomendados, mas os interesses também têm um peso neste aspecto. Além disso, em cada lugar a ferramenta tem um comportamento diferente: o Explorar destaca perfis e páginas que podem ser interessantes para o usuário, incluindo conteúdo que ele aparentemente gosta de acompanhar — viagens, esporte, comida, memes, vídeos satisfatórios e várias outras coisas.

Continua após a publicidade

Na página oficial, o Instagram afirma que avalia:

  • Informações sobre a publicações: um post viral tem maior chance de aparecer no Explorar;
  • Histórico pessoal de interações com o autor do post: se você já interagiu com o perfil em questão, mas você ainda não o segue, talvez exista interesse naquele conteúdo, daí ele pode aparecer no Explorar;
  • Atividade do usuário: se o usuário curtiu, comentou ou salvou uma publicação, o perfil que a fez pode voltar a aparecer no Explorar;

Já naquelas sugestões que aparecem ao seguir um perfil novo, outra regra se aplica: neste caso, as sugestões são compostas por "perfis semelhantes", incluindo perfis em comum e possíveis colegas.