Como fazer uma live pelo Messenger Rooms

Por Diego Sousa | 03 de Agosto de 2020 às 21h00
Reprodução/The Indian Express
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook disponibilizou recentemente no Brasil a possibilidade de fazer uma transmissão ao vivo usando o recurso Messenger Rooms. Semelhante às lives do Instagram, agora é possível transmitir ao vivo na rede social para seus amigos ou pessoas que não possuem conta na plataforma.

A principal diferença entre as redes sociais é que o Rooms permite restringir a sala para apenas uma pessoa, ideal para reuniões particulares, como entrevistas de emprego e reuniões de trabalho.

Se você não sabe como criar uma sala e convidar amigos para assistir suas lives pelo Messenger Rooms, o Canaltech preparou um tutorial completo para ensiná-lo a iniciar suas transmissões ao vivo; confira abaixo:

Como criar sala no Facebook Messenger Rooms

Passo 1: abra o Facebook (Android e iOS) no seu celular e clique na opção "Criar";

Facebook permite fazer transmissões ao vivo para pessoas que não possuem conta na rede social
(Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 2: nesta etapa, você precisa definir a atividade da sala, as pessoas que poderão assistir à transmissão e o horário de início;

Etapa de configuração da sala (Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 3: em "Atividade da sala", escolha a opção que melhor descreve o que você quer fazer na sala e clique em "Salvar". Há opções como "Happy Hour", "Hora do café", "Malhação", entre outros;

Pessoas interessadas com a atividade poderão solicitar a entrada na live (Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 3: agora, vá em "Quem foi convidado?" e selecione as pessoas que poderão ver essa sala e entrar nela. Para convidar, basta marcar os amigos e clicar em "Convidar". Se preferir deixar a sala pública, também é possível deixar a sala visível;

Você também pode convidar outras pessoas compartilhando o link em serviços de e-mail e mensageiros
(Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 4: por fim, na opção "Hora de início" é possível escolher data e hora do início da disponibilidade da sala para as pessoas convidadas. Para este tutorial, marcamos para a transmissão começar imediatamente;

É possível definir qualquer data para a realização da transmissão (Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 5: toque no botão "Criar sala" e pronto, sua sala já está ativa.

Após essa etapa, você precisará entrar na sala e esperar os convidados entrarem
(Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Configurando a sala

Na próxima etapa, o Facebook permite realizar mais algumas ações antes de entrar na sala. Por exemplo, é possível convidar mais amigos para ver a sala através do próprio Facebook ou enviar o link da transmissão diretamente para uma pessoa via e-mail ou mensageiro instantâneo.

Ainda é possível compartilhar o link com outras pessoas que não possuem conta no Facebook
(Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Além disso, ainda é possível editar a sala com ela já criada, podendo alterar a atividade da sala, convidar mais pessoas ou alterar o horário de disponibilidade. Caso queira encerrar a sala, basta clicar em "Encerrar sala".

Entrando na sala

A pessoa que você convidou receberá uma notificação do convite pelo Facebook, mas você também tem a opção ligar para ela. Durante a transmissão, será possível aplicar diversos filtros e efeitos nos rostos para deixar a conversa mais descontraída, além de mudar o plano de fundo em tempo real (como na imagem abaixo).

Durante a transmissão, será possível aplicar efeitos para mudar a aparência ou o plano de fundo
(Foto: Diego Sousa/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.