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5 dicas infalíveis para engajar no Instagram

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

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Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

No marketing digital, principalmente em redes sociais, é muito importante manter contato com seu público. Para quem está começando, é um caminho nebuloso, portanto, confira 5 dicas infalíveis que podem usar para montar uma boa estratégia de engajamento.

É importante, além das dicas abaixo, saber o melhor horário de postagem, para ter uma base por onde iniciar, no entanto, com o tempo e conhecendo sua comunidade, os horários se tornam mais certeiros. Confira abaixo as dicas para aumentar o engajamento no Instagram que é parte importante de um perfil de sucesso, e auxilia o algoritmo do Instagram a melhor posicionar seu perfil.

1. Defina o público-alvo

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Essa etapa é extremamente importante, e uma das primeiras a serem feitas por qualquer pessoa que deseja aumentar as taxas de engajamento, saber seu público-alvo possibilita saber algumas informações sobre sua comunidade, como:

  • Determinar a faixa etária e gênero que mais acompanha seu conteúdo;
  • Saber os locais, no Brasil e fora, de sua comunidade;
  • Horário em que mais estão ativos.

Saber dessas informações é útil para adequar a linguagem do seu conteúdo à forma como se comunicam, e entender o formato de conteúdo que curtem acompanhar, gerando uma ligação direta e fazendo com que o engajamento aumente.

2. Consistência e interação

Criar uma comunidade forte e aumentar o engajamento é uma tarefa contínua, portanto, uma agenda de postagens é essencial. Felizmente, existem alguns aplicativos que ajudam o usuário a gerenciar a conta do Instagram e facilitam o trabalho.

Além disso, é importante saber como agendar posts na rede social, tornando o dia a dia mais prático e mantendo um ritmo constante de postagens.

No entanto, aumentar o engajamento não se resume apenas a alimentar o perfil de conteúdos, é importante levar a discussão adiante comentando e conversando com os usuários.

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Isso demonstra o cuidado e dedicação para manter o contato direto com a sua comunidade. Uma boa arma para manter o contato com grande número de pessoas, é usar o Instagram Stories, principalmente para enquetes e compartilhar opiniões, ou mesmo o que está fazendo.

Além disso, é importante estar atento as mensagens do Direct. É um cuidado extra com as pessoas, e torna a interação muito pessoal, o que conta, com certeza, muito para quem te acompanha sentir que faz parte do seu crescimento e seguem te apoiando.

Conforme o número de seguidores cresce cada vez mais, é necessário se familiarizar com o Meta Business Suite, já que é através dele que o usuário pode colocar administradores no Instagram.

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3. Use da criatividade

É importante ter conteúdos programados para interagir com a comunidade, mas de tempos em tempos é necessário criar especiais, usando a criatividade para manter o interesse da comunidade. Nesse sentido, o Instagram oferece muitas formas de criar conteúdo.

O Reels é um excelente espaço para explorar trends, mostrando seu conteúdo de maneira descontraída, e aproveitando a popularidade para aumentar o engajamento das pessoas em seus posts.

Além disso, posts que mostram um pouco do seu dia a dia, "por trás das câmeras" é uma forma efetiva e criativa de mostrar o trabalho. Também é interessante mostrar um pouco sobre seus gostos pessoais, estreitando os laços com a sua comunidade.

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4. Colaboração

Outra forma simples, mas que sempre é uma boa ideia, é buscar usuários que criem conteúdo parecido com o seu para realizar colaborações. Isso pode levar seu conteúdo a um público novo, atraindo novos usuários para o seu perfil e, consequentemente, aumenta o engajamento.

Estudar tudo sobre o Reels e ficar de olho em formas de conteúdo que podem fazer com outro perfil é uma ótima maneira de conquistar o aumento desejado.

5. Acompanhe as métricas

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Todas essas dicas com certeza ajudam, mas um dos pontos mais importantes é estar de olho nas métricas que a plataforma oferece através da função Instagram Insights. É fundamental entender a plataforma e analisar os dados oferecidos.

Com isso, é possível ver quais posts tiveram maior engajamento e programar os futuros com base nisso, aumentando a chance das pessoas curtirem, comentarem e compartilharem o conteúdo mais vezes.