Como desativar o WhatsApp temporariamente: forçar interrupção

Como desativar o WhatsApp temporariamente: forçar interrupção

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 03 de Fevereiro de 2022 às 13h50
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Se você precisa ficar algumas horas sem receber novas mensagens no celular, é possível desativar o WhatsApp temporariamente no Android ou iPhone (iOS). Aprenda no tutorial a seguir como interromper o uso da plataforma sem se desconectar dos outros apps.

Entre as alternativas está "forçar a parada". Com isso, você fica offline para as outras pessoas e para de receber mensagens. Forçar uma interrupção também pode ajudar a corrigir problemas de funcionamento e otimizar, mesmo que só um pouco, o desempenho do celular.

Como desativar o WhatsApp no Android

Forçar a parada de aplicativos no Android faz com que você fique offline, inclusive no WhatsApp. Você continuará recebendo mensagens, mas só será notificado quando abrir a plataforma novamente. Além disso, os contatos verão apenas um check na cor cinza, indicando que o conteúdo foi enviado, mas ainda não foi recebido no seu celular.

Note que a interface e o caminho dos passos a seguir podem variar de acordo com a versão do seu Android.

  1. Abra o app “Configurações";

  2. Acesse “Aplicativos" ou “Gerenciador de apps” e depois "Ver todos os apps";

  3. Localize o WhatsApp e toque no botão “Forçar parada" ou "Forçar fechamento";

  4. Toque em “OK" para confirmar a interrupção.
Como desativar o WhatsApp temporariamente: no Android, é possível forçar a parada do app (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como desativar o WhatsApp no iPhone (iOS)

Desativar o WhatsApp e forçar a parada do aplicativo no iOS é ainda mais simples. No entanto, diferente do que acontece no Android, você não fica offline no WhatsApp. Ou seja, você continuará recebendo mensagens e notificações do app.

  1. Abra o multitarefa do sistema. Se for um iPhone com Touch ID, dê um clique duplo rápido no botão home. Se for um iPhone com Face ID, arraste com o dedo de baixo para cima;

  2. Encontre o aplicativo do WhatsApp e jogue ele para cima, deslizando o dedo na tela de baixo para cima;

  3. A janela do app sumirá, forçando a parada do mensageiro.
Como desativar o WhatsApp temporariamente no iPhone: use o multitarefa para fechar o app (Captura de tela: Caio Carvalho)

O que é “forçar a parada” de um app no celular?

O termo “forçar a parada” se refere ao encerramento de todas as ações de um aplicativo, sejam elas em primeiro ou segundo plano. A grande maioria dos apps no celular continua rodando por um tempo, mesmo que você não esteja usando algum deles no momento. Logo, não basta apenas “sair" do app para que ele deixe de funcionar.

Por esta razão, forçar a parada de um aplicativo pode ajudar na performance do aparelho como um todo, principalmente se a ferramenta em questão utiliza grandes quantidades de dados e memória. O recurso não influencia no ganho de bateria, pois este depende mais do seu uso geral no smartphone.

Quando é indicado forçar a parada de um aplicativo?

Forçar a parada de um app é uma das últimas coisas a se fazer. É por isso que o recomendado é só recorrer a essa opção quando o aplicativo não estiver funcionando corretamente, o que pode incluir casos de lentidão, bugs e começar a fechar sozinho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.