Como denunciar páginas no Facebook

photo_camera Divulgação

Para evitar que conteúdos ofensivos ou nocivos sejam compartilhados no Facebook livremente, a rede social possui uma ferramenta que permite que qualquer usuário que se sentir ofendido ou constrangido por alguma publicação imprópria, denuncie a ação. Fotos, vídeos, textos ou notícias que estejam no ar e sejam ilegais, abusivas ou que firam a integridade de alguém podem ser denunciados. Essa ação é avaliada pela equipe do Facebook e na maioria dos casos há um retorno. Saiba então que você pode e deve fazer isso caso se sinta discriminado ou ofendido na rede.

O que pode ser denunciado

O usuário do Facebook pode denunciar qualquer conteúdo que julgar ofensivo, irritante, abusivo,utilizado para fins ilegais, considerado vírus ou spam. A denúncia da publicação com conteúdo impróprio é sempre feita de forma anônima e apontada aos autores, sendo pessoas físicas ou páginas. A equipe do Facebook avalia o conteúdo e decide se a publicação será excluída ou não.

Como denunciar

Passo 1. No Facebook, vá até o post que você deseja denunciar e clique na seta para baixo no topo à direita e selecione "Denunciar publicação".

tutorial facebook denuncia

Passo 2. Escolha e marque o motivo pelo qual você deseja denunciar a publicação. Existem três opções: "É irritante ou desinteressante", "Acredito que não deveria estar no Facebook" e "É spam". Após a escolha, clique em "Continuar".

tutorial facebook denuncia

Passo 3. Se você marcou "Acredito que não deveria estar no Facebook", uma nova janela irá se abrir para você especificar o motivo. Se "É grosseiro, vulgar ou usa palavrões", "É sexualmente explícito", "É assédio ou discurso de ódio", "É ameaçador, violento ou suicida" ou "Outra coisa". Marque a opção e novamente clique em "Continuar".

tutorial facebook denuncia

Mas se você marcou "É Spam", na nova janela vai surgir a pergunta "É uma publicação spam" ou se "a conta de alguém foi invadida". Após marcar sua opção, clique em "Continuar".

Passo 4. Em seguida, o Facebook te oferecerá opções para que você não volte a ver o conteúdo que julgou impróprio enquanto ele analisa a sua denúncia. Você poderá escolher entre denunciar de forma anônima, bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem para o usuário que te ofendeu. Faça a sua escolha e clique em "Concluir".

tutorial facebook denuncia

Passo 5. Em seguida, o Facebook pedirá uma avaliação sobre a denúncia e dará a opção de você opinar sobre o que eles poderiam melhorar. Feito isso, clique em "Enviar".

tutorial facebook denuncia
tutorial facebook denuncia

A partir daí, aguarde um retorno.

Como verificar o andamento de sua denúncia

Passo 1. Clique no ícone da seta para baixo no cabeçalho na extrema direita do seu Facebook e selecione "Caixa de Entrada de Suporte".

tutorial facebook denuncia

Passo 2. Nessa caixa você receberá mensagens do Facebook caso a rede social precise se comunicar contigo sobre a atualização no processo de denúncia, depois que elas forem analisadas pela equipe responsável. Se você fez uma denúncia, vale a pena dar uma olhadinha de vez em quando.

tutorial facebook denuncia

Essas informações foram úteis? Deixe um comentário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.