Como criar um Scrapbook para o seu filho ou animal de estimação no Facebook

Por Joyce Macedo
photo_camera Gawker

Há algum tempo o Facebook anunciou uma ferramenta chamada Scrapbook, capaz de ajudar a organizar as fotos dos seus filhos e até mesmo do seu animal de estimação na rede social. Agora, meses depois, finalmente a novidade está disponível no Brasil.

O novo recurso surgiu após o Facebook descobrir que 65% dos pais marcam o seu parceiro em fotos de seus filhos a fim de compartilhar as imagens com amigos. Com o Scrapbook, basta configurá-lo para que tanto você quanto seu parceiro marquem seu filho ou animal de estimação nas fotos desejadas.

Você pode criar um Scrapbook tanto para um filho que já possua uma conta no Facebook quanto para menores de 13 anos de idade que ainda não podem fazer parte da rede social. No segundo caso, basta criar uma tag – pode ser o nome da criança, apelido, etc – para marcá-lo automaticamente no Scrapbook. Veja como usar essa ferramenta e criar o seu próprio Scrapbook.

Passo 1

Utilize a versão desktop do Facebook para ir até o seu perfil e clique em "Sobre". Busque pela opção "Família e relacionamentos". Uma mensagem sobre a função irá aparecer no topo da página, clique no botão azul "Começar".

Scrapbook Facebook

Na próxima etapa, você poderá escolher se deseja ou não que o seu parceiro descrito na sessão de relacionamento do Facebook também poderá marcar as fotos do Scrapbook.

Nota: para criar um scrapbook, você precisará adicionar o seu filho ou animal de estimação como um membro da família. Se eles não possuírem uma conta na rede social, neste momento você criará a tag especial para marcá-lo, como seu nome ou apelido.

Scrapbook Facebook

Passo 2

A página do scrapbook personalizável será aberta e agora você poderá deixá-la com a aparência que desejar, alterando a foto de capa e foto de perfil, além de inserir uma série de fotos por meio da opção "Marcar fotos" para que elas sejam automaticamente adicionadas ao scrapbook.

Scrapbook Facebook

Para acessar o scrapbook criado, vá para o seu perfil e clique em "Fotos". Em seguida, clique em "Álbuns" e selecione o scrapbook desejado.

Todos amam fotos de bebês e animais de estimação e essa ferramenta é interessante para evitar um bombardeio desse tipo de imagens no seu feed de notícias. Porém, é importante relembrar que a privacidade deve sempre ser prioridade, principalmente quando se trata de crianças.

O próprio Facebook alerta: "qualquer foto em que seu filho for marcado aparecerá no scrapbook dele. O scrapbook não tem sua própria configuração de privacidade, mas as fotos neles têm". Portanto, fique sempre atento às configurações de privacidade das fotos, preferencialmente evitando que elas fiquem públicas para todos.