Como baixar álbuns de fotos do Facebook

Como baixar álbuns de fotos do Facebook

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 10 de Janeiro de 2022 às 12h35
Unsplash/Montagem: Matheus Bigogno

Quer saber como baixar álbuns de fotos do Facebook? Se você publicou imagens na rede social e deseja salvá-las em um outro dispositivo, saiba que o processo é bastante simples. Inclusive, com as ferramentas certas, é possível baixar qualquer álbum de fotos da plataforma, ainda que não seja seu.

Infelizmente, essa possibilidade não é oferecida pelo aplicativo da rede social. Portanto, para criar um backup das fotos publicadas, é preciso acessar o Facebook (Android l iOS l Web) pelo computador. Aliás, se você pensou em entrar na rede social pelo navegador do seu celular, esteja ciente de que esse método não funciona.

  1. Realize o login na sua conta do Facebook pelo PC. Em seguida, clique na foto de perfil no topo da página. Agora, localize e selecione a aba “Fotos” e, nela, clique em “Álbuns”;

  2. Escolha a coleção que deseja salvar e clique sobre o botão de três pontos. Por fim, toque no comando “Baixar álbum” e em “Confirmar”.
Para baixar álbuns de fotos do Facebook, acesse o seu perfil e selecione o menu de três pontos sobre a coleção (Captura: Kris Gaiato)

Para baixar um álbum de fotos de outras pessoas, o processo não é tão simples. Ainda que seja possível salvar fotos isoladas, não há um recurso nativo do Facebook com foco em coleções inteiras.

Felizmente, é possível contornar essa dificuldade através de plugins. As opções são diversas e podem ser encontradas nas lojas de extensões do seu navegador. Para este tutorial, o Canaltech utilizou o Album Downloader for Facebook.

1. Para começar, acesse o link da extensão e toque no botão “Usar no Chrome” e confirme. Depois, entre no Facebook e acesse o álbum de outro usuário. Abra uma das fotos da coleção e clique sobre o ícone do plugin, representado por uma seta na parte superior do navegador;

Para baixar álbuns de outros usuários do Facebook, é preciso usar ferramentas externas (Captura: Kris Gaiato)

2. A extensão vai processar todas as imagens do álbum e uma nova aba será aberta no seu navegador. Nela, selecione o botão “Multiply download” para baixar uma foto por vez, ou “Zip download”, para obter um arquivo compactado com todas as mídias.

Use a extensão para baixar um arquivo compactado ou uma foto por vez (Captura: Kris Gaiato)

Por fim, basta escolher uma pasta do seu computador para armazenar o conteúdo. Se você quiser que essas imagens estejam no seu celular, use um cabo USB para transferi-las, um serviço de armazenamento em nuvem ou outro meio que prefira.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.