4 coisas que você não pode fazer numa conta verificada do Twitter
Por Caio Carvalho • Editado por Bruno Salutes |

Ter uma conta verificada no Twitter é um processo bem mais simples hoje do que antigamente, e qualquer pessoa pode solicitar o tão cobiçado selo azul da plataforma. Por outro lado, isso não quer dizer que a etiqueta é vitalícia, e algumas atitudes podem fazer com que o usuário perca o status “Verificado”.
- Twitter: aprenda a escolher quem pode responder seus tuítes
- Twitter: como acessar sua conta usando autenticação em duas etapas
O Canaltech preparou uma lista com quatro coisas que você não pode fazer em uma conta verificada no Twitter se quiser manter esse status. As dicas são úteis se você já possui o selo azul ou está tentando obtê-lo no serviço.
O que significa ter uma conta verificada no Twitter?
O selo de verificação no Twitter é uma forma da rede social informar os usuários que uma conta de interesse público é autêntica. Ou seja, o dono daquele perfil é quem ele diz ser. Todas as contas verificadas possuem uma marca de verificação azul (ou branca, se o Twitter estiver configurado no modo escuro) ao lado do nome de perfil.
Quem pode ter uma conta verificada no Twitter?
Para ganhar o selo, seu perfil precisa se encaixar em uma das seis categorias elegíveis pelo Twitter. São elas:
- Governo;
- Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos;
- Organizações de notícias e jornalistas;
- Entretenimento;
- Esportes e esportes eletrônicos;
- Ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes.
Ainda que você atenda um desses requisitos, não é garantia que o Twitter aplicará o selo de verificação na sua conta. A rede social leva em consideração diversos fatores para conceder a marca, entre eles autenticidade, notoriedade e atividade da conta. Vale citar que o selo azul de verificação não é vendido.
4 dicas para não perder o selo de verificado no Twitter
Contas que já possuem o selo azul de verificado no Twitter podem perder o status a qualquer momento, sem aviso prévio da empresa. As decisões são baseadas nos Termos de Serviço do Twitter: se um usuário violar essas regras, a plataforma pode optar por remover o selo.
A seguir, veja os principais motivos que podem resultar na perda do selo de conta verificada no Twitter.
1. Alterar o nome de usuário
O nome de usuário no Twitter é aquele que vem depois da “@“ (exemplo: “@canaltech”). É também a principal forma para as pessoas acessarem ou localizarem seu perfil na rede social. Se você obter o selo de verificado e depois disso mudar o nome de usuário, automaticamente o status é removido da sua conta.
2. Deixar de fazer publicações
Inatividade é outro motivo que pode levar o Twitter a retirar o status de conta verificada na plataforma. O Twitter não especifica quanto tempo é necessário para uma conta ser considerada inativa. Portanto, o ideal é interagir sempre que possível, seja publicando, respondendo ou curtindo tweets.
3. Mudar de cargo
O Twitter também desconsidera o status de verificado se por alguma razão você não estiver mais no cargo informado na solicitação do selo. Por exemplo, se você obteve a marca quando era jornalista e hoje não trabalha mais com isso, a rede social pode remover a etiqueta do perfil.
4. Violar os termos e regras do Twitter
O Twitter pode remover o selo azul de contas que violam uma ou mais vezes os Termos de Serviço da companhia. Além disso, qualquer manipulação dos processos do Twitter também pode ocasionar a perda definitiva do selo ou suspensão da etiqueta..
Entre as violações consideradas pela plataforma estão:
- Falsa identidade ou engano intencional das pessoas no Twitter ao alterar seu nome de exibição, bio, imagem do banner e/ou imagem do perfil;
- Violações graves que resultam na suspensão imediata da conta;
- Violações repetidas da política em tweets, incluindo, mas não se limitando a: conduta de propagação de ódio; comportamento abusivo; glorificação da violência; integridade cívica; informações privadas; ou spam e manipulação da plataforma.