Chefão do Instagram revela como o serviço decide o que você vê no feed
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, trouxe alguns detalhes sobre como a rede social decide o que exibir para o usuário. Em uma publicação no blog oficial da empresa, Mosseri revela informações importantes para desmentir os boatos de que a rede intencionalmente oculta ou desfavorece certas postagens.
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Não há uma resposta curta para explicar como o Instagram funciona. Segundo o chefão da companhia, a rede utiliza milhares de “sinais” para determinar o que você vê no seu feed e que um conjunto de algoritmos distintos faz os cálculos para definir o que é interessante. Mosseri explica que a maioria dos seguidores não vê todas as postagens porque vê menos da metade do feed.
Esses “sinais” foram elencados pelo próprio Mosseri e estão listados em ordem de importância para a linha do tempo:
- Informações sobre a postagem. Indica a popularidade de um post (quantas interações ela tem) e detalhes sobre o conteúdo em si: quando foi postado, quanto tempo de audiência e qual local está atrelado (ao que parece, existe maior preferência para conteúdos locais).
- Informações sobre a pessoa que postou. A fonte do conteúdo precisa ser interessante para você, o que inclui quantas vezes houve interação com aquele perfil nas últimas semanas.
- Sua atividade. A plataforma dá mais ênfase em conteúdos relacionados ao que você publica.
- Seu histórico de interação. Se você costuma curtir ou comentários posts da mesma pessoa, a rede entende que você se interessa por aquele perfil.
De modo geral, a partir dessas medições, o Instagram vai prever quais os conteúdos entregues terão maior probabilidade de gerar engajamento do seu perfil. “Quanto mais provável você tomar uma ação, mais no topo você verá o post”, disse o Head do Instagram.
Critérios do Reels e da guia Explorar
O texto oficial da rede social também detalha os “sinais” que a empresa usa para mostrar o conteúdo na guia Explorar e nos Reels — serviço de vídeos curtos semelhante ao TikTok. Os critérios aqui são diferentes e mais voltados para mostrar o conteúdo a contas que ainda não conhecem o seu perfil.
Novamente, a primeira etapa é definir um conjunto de postagens para classificar. Para encontrar fotos e vídeos de seu interesse, o algoritmo analisa quais postagens você gostou, salvou e comentou no passado. Se você curtir muitos perfis relacionados a comida, por exemplo, a tendência é a guia Explorar trazer posts e vídeos relacionados a essa temática.
A diferença básica do Explorar para os critérios usado no Reels é apenas uma: o entretenimento. Pegue todos os recursos já citados, mas em vez de abranger todo tipo de conteúdo, pense em focar sempre na diversão. Se algo é engraçado ou tem muitas curtidas, a tendência é de o mecanismo mostrá-lo para pessoas que já interagiram com algo similar.
No Reels, contudo, entram duas métricas exclusivas: a capacidade de assistir o vídeo até o fim e o clique para ir para o áudio (isso indica que você tem interesse em usar aquele som para produzir seu próprio conteúdo). Os sinais mais importantes em ordem de importância, são: a sua atividade, seu histórico de interação, informações sobre o Reel e quem o postou.
Veja que o que muda apenas é a ordem, mas os critérios permanecem inalterados, independentemente do formato escolhido. Essa é uma receita interessante para compreender como o algoritmo da rede funciona.
Penalizações e Shadow Ban
Mosseri também abordou sobre como as pessoas acusam o serviço de silenciar ou reduzir o alcance dos usuários, conhecido no mundo digital como Shadow Ban. Ele ponderou que a empresa fará um esforço maior para explicar porque os conteúdos são removidos e quando as pessoas infringem regras que podem causar punições na conta.
Apesar de as regras e diretrizes da plataforma serem públicas, muitos especialistas do segmento alegam que a rede social adota punições não-explícitas, como flopar posts, reduzir o alcance de stories ou limitar a quantidade de entregas no Reels. Por enquanto, nada foi esclarecido, mas Mosseri prometeu trazer detalhes sobre isso em breve.
Semana do Criador no Instagram
A explicação de Mosseri chega no exato momento em que o Instagram está lançando seu evento da Semana do Criador, projetado para ajudar os influenciadores digitais a construirem suas marcas na plataforma.
A meta do Instagram é produzir uma série de posts para lançar luz sobre como a tecnologia da plataforma funciona e como afeta a experiência do usuário. Quem é influenciador digital ou trabalha com marketing digital deve ficar feliz em compreender mais a fundo como tudo funciona, já que nenhuma plataforma costuma ser transparente com seus critérios.
O que você achou das declarações de Adam Mosseri? Foram esclarecedoras ou ainda precisa de mais transparência? Comente e deixe sua opinião abaixo.
Fonte: Instagram