Publicidade

ChatGPT e Ubuntu: filhotes de gatos para adoção viralizam com nomes tecnológicos

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Captura de tela/André Magalhães
Captura de tela/André Magalhães

Um grupo de adoção de gatos em Campinas (SP) viralizou recentemente no Instagram ao divulgar filhotes com nomes pouco convencionais para os bichanos. Alguns são homenagem a sistemas e apps, como os felinos ChatGPT, Ubuntu e Photoshop.

A gatinha ChatGPT foi resgatada e divulgada para adoção pelo grupo Miaudota Campinas em abril deste ano — enquanto a IA é conhecida por fazer muita coisa, essa é a única “versão” capaz de miar, ronronar e pular pelos móveis da casa. 

Depois, a organização fez sucesso de novo ao divulgar um grupo de filhotes batizados com nomes de distribuições Linux: Ubuntu, Debian, Arch e Suse. Os comentários estão repletos de entusiastas de TI, incluindo um perfil que os apelidou de “Felinux”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um post mais recente chamou a atenção de designers com filhotes inspirados em softwares de edição, com os filhotes Photoshop, Illustrator, Canva, Corel Draw e Paint. Até o perfil oficial do Canva no Brasil entrou na brincadeira e comentou a publicação.

Alcance disparou com filhotes

Uma das dirigentes do Miaudota, Raíssa Anarelli explica ao Canaltech que o grupo evita repetir nomes de filhotes e começou a buscar nomes mais “curiosos” de diferentes áreas. O primeiro exemplo de sucesso veio com uma mamãe chamada Mitocôndria e seus filhotes Citoplasma, Lisossoma, Ribossomo e Complexo de Golgi, que viralizou no X (antigo Twitter).

“Por mais que os nomes pareçam estranhos e muitas pessoas critiquem, acaba gerando engajamento”, comenta Anarelli. Ela diz que ninguém do grupo é da área de TI ou design, mas convivem com pessoas que trabalham com isso e conhecem os termos — por isso, foram usados como inspiração.

“Sabemos que um nome não vai fazer a pessoa adotar de fato, mas pode dar um ‘empurrãozinho’ se alcança uma pessoa que estava se abrindo para a adoção, pois gera identificação com o gatinho”, completa.

Continua após a publicidade

Os filhotes fizeram sucesso: de acordo com o grupo, a escolha pelos nomes diferentes aumentou o alcance da página em 300% e rendeu quase 5 mil novos seguidores para a conta.

Além disso, a dirigente reforça que a comunidade de cada nicho engajou bastante com as publicações. “Teve uma busca muito grande por esses gatinhos e recebemos muitos formulários de interessados. O compartilhamento entre pessoas da área foi enorme”, afirma.

Como adotar

A ChatGPT e os quatro filhotes com nomes de distribuições Linux já foram adotados, segundo o Miaudota.

Continua após a publicidade

Quem tiver interesse nos outros gatos pode preencher o formulário inicial de entrevista para adoção, disponível no perfil do Instagram do grupo (instagram.com/miaudota.campinas) — é necessário confirmar que o espaço é seguro e protegido por telas para receber os animais. 

Leia também:

VÍDEO: por que gatos gostam tanto de caixas?

Continua após a publicidade