Publicidade

Celebridades caem em fake news no Instagram e empresa desmente tudo

Por| 21 de Agosto de 2019 às 16h00

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Instagram

Na última terça-feira (20), os usuários do Instagram caíram em uma notícia falsa a respeito de novas diretrizes da empresa. Basicamente, a rede social passaria a poder usar as fotos dos usuários contra eles em casos judiciais. A única forma de evitar que isso acontecesse, seria compartilhando a captura de tela do próprio texto que informa isso. Difícil de acreditar, certo? Errado, pois até mesmo celebridades compartilharam essa foto, e a dor de cabeça foi tanta para o Instagram, que um dos executivos precisou desmentir tudo publicamente.

“Não esqueça que amanhã começa a nova regra do Instagram, determinando que eles podem usar suas fotos. Não se esqueça que o prazo final é hoje! [O conteúdo] Pode ser usado na justiça contra você. Tudo o que você já postou se torna público a partir de hoje", diz a publicação falsa. A postagem ainda traz a declaração “é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim”, e diz que, ao compartilhar isso, o usuário fica completamente a salvo das garras do Instagram.

Inúmeros famosos caíram na fake news, como P!nk, Julia Roberts, Julianne Moore, Usher e Rob Lowe. No caso de P!nk, cantora responsável por hits como So What, Funhouse e Just Give Me a Reason, a publicação falsa foi compartilhada com a seguinte legenda: "É melhor prevenir do que remediar, mesmo que seja uma farsa. Desculpe se, por qualquer motivo, alguém fique ofendido com isso. Tenha um bom dia".

Continua após a publicidade

Tendo em mente a disseminação tão rápida da fake news, um executivo do Instagram, Adam Mosseri, usou os Stories para tranquilizar os usuários que foram enganados. "Atenção!", escreveu o executivo. "Se você está vendo uma postagem alegando que o Instagram está mudando suas regras amanhã, não é verdade", esclareceu.

Curiosamente, no último dia 15, o Instagram anunciou suas próximas medidas para promover o combate à disseminação de fake news: um novo recurso em que o usuário pode denunciar uma publicação por conter informação falsa. A notícia foi dita por Stephanie Otway, porta-voz da empresa. "As pessoas podem nos informar se virem postagens no Instagram que acreditam ser falsas. Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos, e planejamos compartilhar mais atualizações nos próximos meses", explicou.

Fonte: Gizmodo