Celebridades caem em fake news no Instagram e empresa desmente tudo

Celebridades caem em fake news no Instagram e empresa desmente tudo

Por Nathan Vieira | 21 de Agosto de 2019 às 16h00
Pixabay

Na última terça-feira (20), os usuários do Instagram caíram em uma notícia falsa a respeito de novas diretrizes da empresa. Basicamente, a rede social passaria a poder usar as fotos dos usuários contra eles em casos judiciais. A única forma de evitar que isso acontecesse, seria compartilhando a captura de tela do próprio texto que informa isso. Difícil de acreditar, certo? Errado, pois até mesmo celebridades compartilharam essa foto, e a dor de cabeça foi tanta para o Instagram, que um dos executivos precisou desmentir tudo publicamente.

“Não esqueça que amanhã começa a nova regra do Instagram, determinando que eles podem usar suas fotos. Não se esqueça que o prazo final é hoje! [O conteúdo] Pode ser usado na justiça contra você. Tudo o que você já postou se torna público a partir de hoje", diz a publicação falsa. A postagem ainda traz a declaração “é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim”, e diz que, ao compartilhar isso, o usuário fica completamente a salvo das garras do Instagram.

Inúmeros famosos caíram na fake news, como P!nk, Julia Roberts, Julianne Moore, Usher e Rob Lowe. No caso de P!nk, cantora responsável por hits como So What, Funhouse e Just Give Me a Reason, a publicação falsa foi compartilhada com a seguinte legenda: "É melhor prevenir do que remediar, mesmo que seja uma farsa. Desculpe se, por qualquer motivo, alguém fique ofendido com isso. Tenha um bom dia".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A cantora P!nk compartilhou a publicação falsa em seu feed do Instagram (Foto: Captura de tela)

Tendo em mente a disseminação tão rápida da fake news, um executivo do Instagram, Adam Mosseri, usou os Stories para tranquilizar os usuários que foram enganados. "Atenção!", escreveu o executivo. "Se você está vendo uma postagem alegando que o Instagram está mudando suas regras amanhã, não é verdade", esclareceu.

Curiosamente, no último dia 15, o Instagram anunciou suas próximas medidas para promover o combate à disseminação de fake news: um novo recurso em que o usuário pode denunciar uma publicação por conter informação falsa. A notícia foi dita por Stephanie Otway, porta-voz da empresa. "As pessoas podem nos informar se virem postagens no Instagram que acreditam ser falsas. Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos, e planejamos compartilhar mais atualizações nos próximos meses", explicou.

Fonte: Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.