Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug no Facebook marca publicações com notícias sobre coronavírus como spam

Por| 17 de Março de 2020 às 23h00

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Facebook

O Facebook vem marcando alguns posts com informações, artigos e notícias sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2) como spam. Com isso, o conteúdo vem recebendo alerta de violação dos Padrões da Comunidade e ninguém pode vê-lo — e, claro, também não é possível compartilhá-lo. Essa restrição vem sendo observada, nesta terça-feira (17), por vários usuários nos Estados Unidos e Canadá, assim como no Brasil.

Aparentemente, isso vem ocorrendo desde o final da tarde em solo ianque, o que gerou algumas reclamações no Twitter.

Por aqui, também aconteceu, já à noite.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a rede social havia anunciado anteriormente que removeria dados falsos e teorias de conspiração sobre a então epidemia em janeiro. Nesta segunda-feira (16), empresas como Facebook, Google, LinkedIn, Microsoft, Reddit, Twitter e YouTube veicularam uma declaração conjunta, em que elas se comprometem a combater fraude e desinformação relacionadas ao vírus.

Contudo, a Ranking Digital Rights, firma de pesquisas sem fins lucrativos que monitora a liberdade de expressão e privacidade na web, publicou hoje mesmo um relatório dizendo que a atual abordagem de moderação do Facebook pode ser incapaz de resolver a desinformação sobre o coronavírus em sua plataforma.

Continua após a publicidade

Facebook admite o problema e diz que está corrigindo

A companhia falou oficialmente sobre o caso. A questão, de acordo com Guy Rosen, vice-presidente de integridade do Facebook, disse que isso acontece devido a um "bug no sistema anti-spam" e adiantou que a empresa vem consertando, com a promessa de trazer todas as postagens de volta.

Não há mais detalhes a respeito, mas vale lembrar também que o YouTube anunciou ontem que a diminuição de revisores humanos na companhia, por conta da ausência dos colaboradores, poderia causar remoção indevida de vídeos relacionados ao coronavírus. Não se sabe se essa seria também a explicação para a falha na rede social, mas esse é um argumento que não pode ser descartado.

Continua após a publicidade

E você, viu algo acontecer com alguma postagem no Facebook nas últimas horas? Conta para a gente nos comentários, caso tenha ocorrido restrição semelhante.

Fonte: The Verge