Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bot no Messenger relata dificuldades vividas por refugiadas sírias no Brasil

Por| 29 de Novembro de 2018 às 19h20

Link copiado!

Bot no Messenger relata dificuldades vividas por refugiadas sírias no Brasil
Bot no Messenger relata dificuldades vividas por refugiadas sírias no Brasil

A ACNUR, agência da ONU para refugiados, lançou nesta quinta-feira (29), em parceria com o Facebook, o projeto Me Chamo Paz, no qual um bot para Messenger visa chamar a atenção dos usuários da rede social para a realidade enfrentada pelos refugiados.

As histórias que a personagem fictícia Salam Nuri conta ilustram bem as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisaram abandonar seus países de origem devido a conflitos políticos, como é o caso da Síria. Para ambientar as falas do Bot, a ACNUR ouviu por dois meses os relatos de refugiadas sírias. Salam é nascida em Daara, no sul do país do Oriente Médio e tem 32 anos. Formada em letras, ela trabalhava em uma empresa privada como assistente de tradução, mas usou seus últimos recursos financeiros para chegar ao Brasil juntamente com seu marido e os três filhos deles.

Usuários podem bater papo com o Bot e perguntar sobre seu passado na Síria e seu presente no Brasil, contando sobre as surpresas, dificuldades e conquistas encontradas no caminho. No Brasil, vivem cerca de 10 mil refugiados, sendo que 39% deles vieram da Síria.

“A Bot do ACNUR no Facebook dará aos usuários desta rede social a oportunidade de se sensibilizar com a causa do refúgio. Sua história é um exemplo de resiliência e de superação dos desafios enfrentados por milhares de refugiadas durante o processo de integração em um novo país. O ACNUR trabalha para salvar vidas e garantir os direitos das pessoas refugiadas para que tenham a oportunidade de reconstruir suas vidas com dignidade”, disse José Egas, representante do ACNUR no Brasil.

Continua após a publicidade

"Queremos criar uma comunidade acolhedora e segura para as mais de 2.2 bilhões de pessoas de diferentes culturas e perspectivas que usam o Facebook no mundo. Parte deste trabalho inclui apoiar iniciativas de organizações como a ACNUR. Acreditamos que a história que a Salam conta tem o poder de sensibilizar as pessoas e gerar empatia, e ficamos felizes em apoiar a iniciativa," afirmou Eduardo Lopes, gerente de Políticas Públicas do Facebook no Brasil.

A responsável pelo desenvolvimento da Bot Salam Nuri foi a startup brasileira Nama, especializada em conversas automatizadas com Inteligências Artificiais. A imagem do avatar do perfil foi feita por alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).