Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bilionário acusa Zuckerberg de acordo informal com Donald Trump

Por| 20 de Fevereiro de 2020 às 11h29

Link copiado!

Bilionário acusa Zuckerberg de acordo informal com Donald Trump
Bilionário acusa Zuckerberg de acordo informal com Donald Trump
Mark Zuckerberg

Está em curso “um acordo ou operação informal de assistência mútua entre Trump e o Facebook”. Essa é a acusação de George Soros, bilionário e investidor de grandes negócios em todo mundo. O executivo escreveu uma carta aberta publicada pelo Financial Times nesta terça-feira (18) em que aponta falhas da chefia da rede social, em especial o CEO Mark Zuckerberg e a chefe de operações Sheryl Sandberg.

O argumento de Soros se baseia na recusa do Facebook em derrubar publicidade política na plataforma, a exemplo do que fez o Twitter. Segundo o bilionário, isso estaria “ajudando Trump a se reeleger”. Por conta disso, ele foi enfático e pediu a saída de ambos.

“Repito minha proposta: Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg devem ser removidos do controle do Facebook (nem preciso dizer que apoio uma regulamentação do governo sobre as plataformas de redes sociais)", escreveu. Por repetir, o executivo se refere a outro texto publicado em 31 de janeiro no The New York Times, em que também fez crítica a ambos.

Para Soros, a empresa está sendo passiva demais e não precisa aguardar regulamentação do governo para derrubar as campanhas políticas. “Se há qualquer dúvida quanto a se um anúncio é político, ele deveria pecar pelo zelo e recusar-se a publicá-lo. É improvável que o Facebook siga por esse caminho”, criticou.

Continua após a publicidade

A suspeita de Soros é de que haja acordo entre a empresa e o atual presidente, de forma que Trump poderia pressionar para que houvesse menor regulamentação à rede social.

O executivo e a empresa têm um histórico de embates desde 2018. No final daquele ano, uma matéria do The New York Times revelou que o Facebook contratou uma empresa de relações públicas, chamada Definers, para propagar a informação de que Soros patrocinava grupos ativistas contra a rede social. Depois disso, o Facebook disse ter rompido com a Definers e que não teria pressionado jornalistas a publicarem sobre o assunto.

O texto de Soros foi ar no Financial Times um dia após uma publicação de Zuckerberg ao jornal. Em visita à Europa, o CEO está conversando com políticos locais para a aprovação de regulamentações a redes sociais. “Para deixar claro, não se trata de transferir as responsabilidades. O Facebook não está esperando pela regulamentação; estamos continuamente progredindo nessa questão. Mas acho que regras mais claras beneficiariam todos", escreveu Zuckerberg.

O argumento de Zuckerberg é de que as redes sociais são diferentes da imprensa, portanto exigem uma regulamentação específica. Em entrevista recente, o comissário europeu, Thierry Breton, afirmou que não deve haver uma legislação especifica somente para a rede social. “Não cabe a nós nos adaptarmos a essa empresa (Facebook), mas sim à empresa se adaptar a nós", rebateu.

Continua após a publicidade

Fonte: Financial Times (1) (2)