App do Facebook está pedindo acesso total e permanente a usuários de Android

Por Wagner Wakka | 18 de Maio de 2018 às 16h10
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Mesmo após o escândalo do Cambridge Analytica, com o uso indevido de mais de 87 milhões de dados de contas do Facebook, a empresa ainda parece ter uma relação, no mínimo, curiosa com seus usuários. Algumas pessoas repararam que o aplicativo da rede social começou a pedir um novo tipo de permissão em aparelhos Android, chamado de Superusuário.

Pelas imagens divulgadas via Twitter, o pedido daria acesso ao Facebook a todos os dados e dispositivos do aparelho, ainda por cima por período indeterminado. Um aviso do Android alerta o usuário: “Garante acesso completo ao seu dispositivo. Recuse se você não tem certeza disso".

Um usuário que publicou uma tela da permissão questiona: “Por que o Facebook precisa de permissão de Superusuário? O que está acontecendo com esta empresa?”.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com análise do site Bleeping Computer, em conversa com pesquisadores, o pop up é provavelmente um erro do aplicativo. Um dos entrevistados, o pesquisador Nikolaos Chrysaidos, acredita que seja um problema em um kit de desenvolvimento de software (SDK) chamado WhiteOps, usado para detectar fraudes relacionadas a propagandas. Ele acredita que a empresa deva estar implementando a ferramenta, por isso houve a falha no software.

Até o momento, a melhor recomendação, caso isso aconteça com seu aplicativo, é clicar em “negar” o super acesso ao Facebook.

Fonte: Mashabel, Bleeping Computer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.