Amber Alert | Sistema da Meta encontra bebê sequestrado
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A polícia de Fortaleza (CE) conseguiu localizar e recuperar um bebê sequestrado com a ajuda do Amber Alert, uma ferramenta desenvolvida pela Meta que publica alertas sobre crianças desaparecidas no Facebook e no Instagram. De acordo com o site G1, a vítima foi recuperada na última segunda-feira (26) e uma mulher de 39 anos foi presa sob a suspeita de sequestro.
- Meta traz ao Brasil função que bloqueia posts com nudes de menores
- 5 dicas para proteger o uso da internet por crianças
O que é o Amber Alert
O Amber Alert existe em mais de 30 países e está no Brasil desde agosto de 2023, resultado de uma parceria entre a Meta e o Ministério da Justiça. Em conjunto com as autoridades, a ferramenta dispara uma notificação em casos de pessoas menores de 18 anos desaparecidas, tudo com fotos e detalhes sobre o caso no Facebook e no Instagram para todos os usuários das redes sociais num raio de 160 km.
Para que isso aconteça, a autoridade policial precisa informar o caso para o Ministério da Justiça, que repassa as informações para a Meta. O alerta pode durar 24 horas no ar ou permanecer ativo até que as autoridades decidam removê-lo.
Quem recebe o aviso nas redes sociais pode encontrar detalhes sobre a fisionomia da criança desaparecida e detalhes adicionais, como a placa do carro na qual a pessoa foi vista pela última vez ou informações sobre roupas. A Meta informa que o sistema é usado para informar casos mais graves de desaparecimento, quando existem circunstâncias suspeitas e há riscos de morte ou lesão corporal.
O Amber Alert está disponível apenas nos estados do Ceará e Minas Gerais e também no Distrito Federal, mas deve ser expandido ao restante do país no futuro.
Entenda o caso
Em contato com o G1, o delegado-diretor da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa do Ceará, Ricardo Pinheiro, informou que o bebê de dois meses foi identificado a partir dos alertas nas redes sociais da Meta e esse foi o terceiro caso desde o começo do ano em que a polícia consegue localizar uma criança sequestrada a partir da ferramenta.
De acordo com as autoridades, o sequestro teria ocorrido no sábado (24), e a sequestradora teria se aproximado da mãe para ficar com a criança. A mulher foi presa na segunda-feira, autuada em flagrante nos crimes de sequestro e cárcere privado.
Fonte: G1