Agora você pode remover notificações indesejadas da barra do Facebook

Por Felipe Demartini | 12 de Novembro de 2019 às 13h00
expert hoot
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

No que depender de um novo recurso liberado pelo Facebook, você não vai mais precisar se preocupar com notificações inúteis e uma chuva de bolinhas vermelhas na interface do app. Agora, a rede social permite que seus usuários controlem o que vai aparecer na barra de atalhos do software e, inclusive, em alguns territórios, pode fazer até mesmo com que ela desapareça completamente de vista.

No Brasil, o recurso já está disponível nas versões Android e iOS do aplicativo, mesmo que de maneira limitada. Ao acessar o Facebook, basta pressionar o dedo sobre os ícones na barra inferior ou superior da tela, de acordo com a versão. Com isso, o menu que permite ocultar ou manter os indicadores na tela aparecerá, juntamente com as contagens numéricas de notificações.

Basta um pressionamento longo nos ícones do menu de atalhos do Facebook para acessar opções que permitem maior controle do que aparece ali (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Com isso, a rede social atende aos pedidos de muitos usuários, que se sentiam incomodados com a presença constante de opções como marketplace ou vídeos na barra, indicando a presença de notificações que nem sempre podem ser interessantes. Agora, é possível ocultar totalmente tais botões, que passam a ser acessados somente a partir do menu hamburguer (o das três barrinhas).

Lá fora, o recurso vai além e permite opções adicionais de customização, como ocultar completamente a barra de atalhos ou apenas as bolinhas vermelhas de notificação, mantendo os ícones para acesso rápido. As novidades não apareceram nos testes do Canaltech, com aplicativos do Facebook no Android e iOS, todos atualizados para a última versão.

Usuários internacionais também possuem opções mais profundas de gerenciamento da barra de atalhos e podem fazer com que ela desapareça completamente do app do Facebook (Imagem: Reprodução/TechCrunch)

Conforme explicou o TechCrunch, entretanto, o acesso a tais possibilidades é um pouco mais complicado, obrigando a navegação pelo menu de configurações da rede social. Lá, surgiu uma nova opção relacionada especificamente à barra de atalhos, com sliders simples para indicar o que, exatamente, o usuário deseja ver. Enquanto isso, nas preferências de privacidade, é possível fazer com que a barra de atalhos desapareça completamente de vista.

De acordo com o Facebook, a novidade vem para garantir que os usuários façam um uso mais sadio da rede social, mantendo a tranquilidade no acesso e navegação, sem se sentirem pressionados pelas notificações. A ideia é promover um melhor aproveitamento do tempo gasto no serviço, enquanto dá mais opções às pessoas, que passam a controlar melhor a própria experiência.

Seja como for, o recurso deve estar disponível a todos e, quando liberado completamente, basta uma atualização no aplicativo para ter acesso a ele. A possibilidade, entretanto, não funciona no acesso web à rede social, tanto pelo celular quanto por meio do computador.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.