Agora é possível ocultar anúncios políticos no Instagram e Facebook
Depois de boicotes e polêmicas sobre publicidade no Facebook, a empresa lançou uma nova ferramenta que permite ocultar alguns tipos de anúncios considerados sensíveis em suas redes sociais, incluindo o Instagram.
- Facebook e Instagram desativam perfis ligados a Bolsonaro e ao PSL
- Facebook falha em proteger direitos civis, diz auditoria
- Facebook responde a movimento de boicote de anúncios na rede social
Segundo publicação do gerente de produtos do Facebook, Rob Leathern, a novidade estava sob avaliação e agora foi liberada para usuários dos Estados Unidos, e deve ganhar lançamento mundial em breve. Até o momento, em testes no Canaltech, ainda não há disponibilidade no Brasil.
We've completed the US rollout on Facebook and Instagram of the option for people to stop seeing all ads with disclaimers, that are about social issues, elections or politics. You can get there from any of these ads, or from the ads preferences screen 1/2 https://t.co/e7dTFMptpw pic.twitter.com/vMRi47sO4E
— Rob Leathern (@robleathern) July 9, 2020
Com esse recurso, usuários vão poder ocultar publicidades relacionadas a eleições, questões sociais e política em geral. De acordo com o executivo, o filtro deve barrar grande parte destes anúncios, mas o usuário poderá indicar se uma publicidade não foi identificada pela funcionalidade.
Para filtrar tais conteúdos, é preciso entrar na página de ocultar tópicos do serviço. A partir da atualização, será adicionada uma opção para restringir estes três novos tipos de publicidade.
Entretanto, é preciso ressaltar que esta função é “opt out”, ou seja, vem ativada por padrão e é preciso que o usuário ativamente opte por não ser impactado pelas propagandas.
Fonte: Rob Leathern (via Twitter)
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.