Twitter enfurece usuários com novo experimento na timeline

Por Redação | 18 de Agosto de 2014 às 15h05

O Twitter testou mais duas ferramentas com seus usuários recentemente. Segundo o site The Next Web, agora, quando um usuário favorita um tuite, ele aparece na linha do tempo dos seus amigos.

A mudança recebeu muitas críticas dos usuários da rede social, inclusive porque a nova ferramenta usa a mesma lógica dos retweets, que também aparecem na linha do tempo dos amigos, quando compartilhados. Aparentemente, o Twitter fez um teste inicial e na última semana expandiu o número de usuários atingidos pelas alterações.

A outra mudança segue uma lógica do Facebook: os usuários passaram a receber uma notificação quando amigos começaram a seguir alguém novo.

Uma das confusões geradas pelas novas ferramentas é que o RT já é a opção usada quando o usuário deseja compartilhar um conteúdo de terceiros com seus amigos, enquanto a opção “favoritar”, comumentemente, é usada para “reconhecer” uma postagem considerada interessante, ou mesmo salvar o link para ver mais tarde. Os favoritos são relacionados com algo mais pessoal, que só o próprio usuário tem - ou tinha - acesso. Mas neste novo modelo, a opção se torna algo público.

twitter timeline

Segundo o The Next Web, é preocupante que os responsáveis pelo Twitter não entendam como o serviço é utilizado e que estejam mudando ferramentas fundamentais do serviço, tonando-o pior.

Outro boato sobre o Twitter que pode enfurecer os usuários é que a rede social possa adotar o algoritmo do Facebook que seleciona o conteúdo que aparece na linha do tempo do usuário, que deixa de receber todas as atualizações dos amigos. No entanto, ainda não está certo que o Twitter adote realmente o modelo.

As mudanças que deixam a plataforma mais parecida com o Facebook não param por ai. Recentemente o “favoritar” passou a ser exibido como “curtir”, como usado na rede de Mark Zuckerberg. Vale lembrar que deixar que os amigos vejam todos que são adicionados também é uma prática espelhada no Facebook.

Fonte: http://thenextweb.com/twitter/2014/08/17/twitters-latest-experiment-turns-favorites-into-retweets-and-its-annoying-lots-of-people/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.