Twitter poda mais uma asinha dos aplicativos utilizados no microblog

Por Redação | 28 de Agosto de 2012 às 20h52

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (27) que não irá mais exibir os nomes dos aplicativos nos tweets que forem enviados através de serviços de empresas terceiras. A medida indica mais um passo do microblog para obter controle total sobre as aplicações que utilizam seu API.

A versão para desktop, o Twitter.com, assim como as versões móveis do microblog não irão mais exibir o nome dos aplicativos utilizados na parte inferior de cada tweet, junto com informações como data e horário. Anteriormente, quem utilizava o TweetDeck ou Hootsuite para enviar suas mensagens tinha essa informação disponibilizada para os seguidores como, por exemplo, '15 minutos atrás via Hootsuite'.

A partir de agora, esse tipo de informação não irá constar em nenhuma das mensagens enviadas através dessas aplicações. "Isso faz parte do nosso trabalho para simplificar os tweets e enfatizar o conteúdo a ser compartilhado", afirmou um porta-voz da empresa ao Venture Beat.

Segundo o Mashable, o recurso permitiu que empresas terceiras obtivessem mais acessos e cadastros em seus serviços, assim como garantiram o lançamento de outros serviços que permitem que os usuários agendem postagens no microblog como se estivessem conectados à versão para desktop.

Especialistas acreditam que a nova medida do Twitter visa enfraquecer o ecossistema de desenvolvedores de aplicativos que utilizam seus APIs. Há alguns dias, a empresa divulgou uma série de novas regras para a utilização da sua interface de programação de aplicativos, visando evitar o uso da sua ferramenta por sites maliciosos.

Apps Twitter.com

Acredita-se que a medida faz parte das novas regras de restrição ao uso das APIs do Twitter

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.