Quais são as redes sociais mais populares nas diversas regiões do mundo?

Por Redação | 05 de Dezembro de 2012 às 08h20

O estudo realizado pela Opera Software mostrou o quanto a adoção das redes sociais pela população está realmente ligada ao local onde elas vivem. O relatório aponta que dificilmente mais de uma rede social cai no gosto do público de determinada região ao mesmo tempo.

O State of the Mobile Web (SMW), como é chamado o relatório, examinou cinco redes sociais em mais de 190 países e regiões para conseguir mapear a utilização delas ao redor do globo. Os dados foram coletados entre os usuários do Opera Mini. Em sua grande maioria, as pessoas de uma mesma região optaram apenas por uma rede social, sem muitas variações na preferência.

A Estônia é um dos poucos locais que apresentou uma variação desse cenário. Os usuários do país se dividem entre redes sociais ocidentais, como o Facebook (30%), e redes russas, como a Odnoklassniki e vKontakte (18%). Nos demais países estudados existe apenas uma rede social extremamente dominante.

No Brasil, por exemplo, o Facebook é o predileto entre os adeptos de redes sociais. O site de Mark Zuckerberg já é adotado por 60% dos usuários que fizeram parte da pesquisa. O Twitter é utilizado por apenas 12% deles. A rede dos 140 caracteres possui mais usuários ativos no Paraguai e no Japão, mas em relação à quantidade de usuários únicos a Indonésia sai na frente.

O site com o relatório completo traz um mapa interativo para os internautas identificarem as redes sociais mais utilizadas em cada país.

Uso do Facebook Opera Mini

Uso do Facebook: Cores mais escuras representam porcentagens mais elevadas (Imagem: Opera Software)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.