Segunda tela: primeiro debate dos candidatos à presidência gerou 790 mil tweets

Por Redação | 29.08.2014 às 07:40
photo_camera Divulgação

Aconteceu na última terça-feira (26) o primeiro debate político com os candidatos à Presidência da República do Brasil em 2014. Realizado pela Rede Bandeirantes, o debate fez a emissora marcar 5 pontos de média (cada ponto corresponde a 65 mil domicílios na Grande São Paulo), com picos de 7 pontos, deixando a Band na vice-liderança, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

Mas não foi só na TV que a reunião dos sete presidencíaveis gerou audiência. Na internet, milhares de usuários que acompanhavam o debate comentavam simultaneamente sobre as falas dos candidatos nas redes sociais, principalmente no Twitter. De acordo com a assessoria de imprensa do microblog, o site totalizou 790 mil tweets enviados por eleitores durante a transmissão da TV Bandeirantes.

A contagem foi realizada das 19h desta terça até às 0h25 de quarta-feira (27), quando as quase 800 mil mensagens e suas hashtags, como #DebateDaBand e os nomes dos candidatos, foram postadas na rede. Participaram do debate os candidatos Dilma Rousseff (@dilmabr), Aécio Neves (@AecioNeves), Marina Silva (@silva_marina), Luciana Genro (@lucianagenro), Eduardo Jorge (@EduardoJorge43), Levy Fidelix (@levyfidelix) e Pastor Everaldo (@Everaldo_20).

O maior pico de tweets por minuto (TPM) aconteceu às 23h56, quando Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves discutiram sobre a Petrobras, gerando um total de 10.852 TPM. Além disso, os comentários de Eduardo Jorge (PV) sobre corrupção e uma rápida aparição de Geraldo Alckimin na plateia também fizeram parte dos assuntos mais comentados nos Trending Topics.

Twitter

A participação massiva dos eleitores na web durante o debate reforça que o conceito de segunda tela está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. A ideia é que o usuário faça comentários na internet em seus dispositivos móveis (tablets e smartphones) sobre aquilo que ele está assistindo na televisão naquele instante, tornando a rede social um complemento no qual o telespectador pode acompanhar outras pessoas e participar dando sua opinião. A Copa do Mundo do Brasil, realizada em junho, foi outro evento que reforçou a segunda tela.

Graças ao acesso de milhares de pessoas, o Twitter, além de servir de espaço para o debate sobre os candidatos à presidência, também foi palco de inúmeras brincadeiras com as falas dos presidenciáveis. Abaixo temos alguns exemplos, mas neste link você vê uma seleção com os melhores memes do primeiro debate: