Facebook testa Trending Topics com os assuntos mais comentados na rede social

Por Redação | 17 de Janeiro de 2014 às 11h35
photo_camera Divulgação

Quando você acessar seu Facebook, não estranhe uma leve semelhança com o Twitter: depois de lançar as hashtags, famosas no microblog, a rede social de Mark Zuckerberg começou a testar nesta quinta-feira (16) a função "Trending". Assim como os Trending Topics do Twitter, o recurso exibe no canto superior direito do usuário os temas mais comentados no site naquele momento.

"O Facebook é um espaço onde as pessoas dividem seus pensamentos e participam em conversas em tempo real, desde os indicados ao Globo de Ouro até o falecimento de Nelson Mandela", disse Chris Struhar, gerente do Facebook. De acordo com o executivo, a novidade ainda não está disponível para todos os países e, como em outros testes da companhia, apenas alguns perfis conseguem visualizar a ferramenta.

O Trending está localizado à direita do feed de notícias do internauta. Cada tópico virá com uma noticia para explicar o que está acontecendo. Ao clicar em uma manchete, o usuário é direcionado a uma seção com várias postagens de amigos e de páginas relevantes que também estão comentando sobre aquele mesmo assunto.

Facebook Trending

De acordo com o Facebook, os temas que aparecem na nova aba são identificados por algoritmos que selecionam palavras-chave em todo o site. Feito isso, o sistema faz uma busca por links de artigos associados ao tema e os coloca na seção. Dessa forma, é possível descobrir o que seus contatos e o resto do mundo falam na rede social em um determinado momento do dia, sem a necessidade de navegar por toda a timeline das pessoas e fan pages que você segue.

Os primeiros países a receber o Trending nas próximas semanas serão Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Canadá e Austrália. O recurso também está sendo testado em plataformas móveis, como tablets e smartphones.

Facebook Trending
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.