Curiosidades: sete coisas que você não sabia sobre o Twitter

Por Redação | 18.03.2013 às 14:15

Na próxima quinta-feira (21), a famosa rede de microblogging que já conta com mais de 200 milhões de usuários vai completar sete anos de existência. Para comemorar o aniversário do Twitter, o pessoal do Business Insider reuniu sete fatos sobre o site que muita gente não conhece. Confira!

1. O Twitter quase não existiu

Em 2006, os cofundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, deixaram o Google e criaram uma empresa de podcasting chamada Odeo. Para a alegria dos fanáticos pelo site de microblogging, a Odeo não deu muito certo e isso deixou os investidores desanimados. Então, os empresários decidiram realizar uma maratona de programação de 24 horas de duração. Durante essa competição, eles realizaram um brainstorming que contou com a participação de Jack Dorsey, e isso levou ao nascimento do Twitter.

2. O Twitter foi criado em um playground

Escorregador onde o Twitter foi criado

Escorregador em South Park onde o Twitter foi concebido (Fonte: Flickr)

Dom Sagolla, um dos membros da equipe fundadora do Twitter, disse que o grupo foi até o topo de um escorregador que ficava em um playground em South Park, um pequeno bairro de São Francisco (EUA), e lá Jack Dorsey explanou uma ideia "tão simples que você nem precisa pensar sobre isso - você apenas escreve". Esse simples momento de inspiração se transformou em uma empresa multibilionária.

3. O primeiro tweet da história foi automatizado

Primeiro tweet da história

Dorsey enviou o primeiro tweet para a rede em 21 de março de 2006, dizendo "Apenas criando o meu twttr". Atualmente a mensagem conta com 8.900 retweets. Mas, segundo Sagolla, a mensagem foi enviada de maneira automática.

4. Justin Bieber lidera o Twitter

O usuário com mais seguidores é o músico pop Justin Bieber. Ele conta com mais de 36 milhões de seguidores, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conta com pouco mais de 26 milhões. Segundo a Hootsuite, uma empresa de gestão de mídia social, o presidente segue mais de 1,1 milhão de contas - mais do que qualquer outro usuário da rede.

Agora, quem mais tweetou na rede de microblogging foi @Yougakduan_00, uma garota do Japão, que postou o número absurdo de 36.402.262 tweets antes de o Twitter suspender sua conta. Já a marca mais seguida é o YouTube, com quase 25 milhões de seguidores.

5. Existem 47.815 contas verificadas no Twitter

Esse é o número exato de contas verificadas na rede social - aquelas que possuem um selo azul de verificação no perfil, geralmente utilizado em contas de pessoas famosas. Mas a conta do CEO do Twitter, Dick Costolo (@dickc), não está entre elas.

6. O nome oficial do pássaro do Twitter é Larry

TWITTER

Nada de "pássaro azul", o mascote da rede se chama Larry Bird. O icônico membro do logotipo do Twitter que aparece nos anúncios foi nomeado em homenagem ao jogador de basquete Larry Bird, que jogava no Boston Celtics, time do estado do cofundador do Twitter, Biz Stone.

7. Twitter não criou retweets, respostas, hashtags, seu aplicativo móvel ou os anúncios na rede social

Tudo isso foi criado por usuários e desenvolvedores em seu ecossistema. Mais tarde, essas ferramentas foram aprovadas e apoiadas pelo Twitter, de acordo com o Business Insider.