Conheça David Choe, artista grafiteiro milionário graças ao Mark e seu Facebook

Por Ultra Downloads | 11.04.2012 às 13:29

Quando Sean Parker e Mark Zuckerberg inauguraram a primeira sede da empresa facebook, tiveram a ideia de chamar um artista para grafitar as paredes do prédio e deixar o ambiente moderno. O nome escolhido foi David Choe, que não imaginaria que seis anos depois, se tornaria o grafiteiro mais valioso do mundo.

Depois de dar vida a sua arte nas escadas, paredes e elevadores do facebook em 2005, Choe recebeu a proposta de receber seu cachê de 60 mil dólares em ações da empresa e, como não era muito ligado em dinheiro e "gostava de apostar" aceitou o negócio.

Nem eu, você ou até mesmo ele poderiamos imaginar que essa escolha mudaria completamente a vida do artista, mas mudou. Seu gosto por apostar e um empurrãozinho dos aproximadamente 845 milhões de usuários da rede valorizaram a empresa, que atualmente tem seu valor de mercado estimado em até US$ 100 bilhões, e fizeram dele um homem de US$ 200 milhões em ações.

O grande salto na vida do artista - que tem as ações desde 2005 e agregou mais ao longo do tempo, pelo trabalho em outros escritórios do Facebook ao redor do mundo - se deve ao fato que o Facebook finalmente irá abrir o capital da empresa nas bolsas de valores ao redor do mundo. Assim, o valor das ações que Choe tinha em mãos disparou com o mero anúncio da rede social, ajudado, claro, pela especulação das bolsas.

Abaixo você confere uma entrevista de Choe com a famosa jornalista americana Barbara Walters, onde entre algumas curiosidades, revela a inusitada forma em que descobriu estar valendo tanto dinheiro. Dica do Canaltech: o vídeo, em inglês, tem a opção de legendas do próprio Youtube, no canto inferior direito.

Mesmo com um gordo pé de meia o artista não tem a intenção de parar de trabalhar. Quando perguntado o que faria com o dinheiro, o artista não hesitou em responder: "se eu já fazia tudo que queria não tendo nada, é claro que irei me manter assim". E caso tenha ficado curioso para ver Mark Zuckerberg ajudando Choe em um de seus murais, o vídeo abaixo mostra um pouco mais deste "talento" do criador da rede:

Bem, acho melhor o Mark continuar na programação, certo? Abaixo você confere algum dos trabalhos feitos por Choe para o Facebook. E você, o que achou do grafiteiro milionário do mundo?