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Aprenda a fazer marketing no Twitter

Por| 19 de Junho de 2014 às 08h52

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Tudo sobre Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. No Brasil, a rede de microblogs é a terceira maior rede social, ficando atrás apenas do gigante Facebook e do LinkedIn. Por isso, as empresas têm aproveitado o fator engajador que o site proporciona e focam parte de suas estratégias e ações de marketing digital no Twitter. Você tem alguma dúvida se o Twitter realmente funciona em favor de sua marca ou negócio? Veja um exemplo.

Recentemente a Starbucks, uma das maiores franquias de cafeteria do mundo, criou uma parceria incrível com a rede social a fim de promover a sua marca e seus serviços se relacionando com os seus clientes. O usuário do Twitter pode enviar um café para seu amigo através de um tuíte, com a hashtag #tweetacoffee juntamente com o nome do usuário no microblog. Essa ação ganhou repercussão mundial e estimulou muitos a testarem por curiosidade, ou por um gesto generoso de amizade, a novidade. Foram cerca de 27 mil pessoas que participaram nos primeiros dois meses da campanha.

Assim como a Starbucks, a sua empresa também pode se beneficiar com o alcance e a reputação do Twitter no segmento de marketing. Agora, vamos falar um pouco sobre quais princípios as suas ações no Twitter devem seguir e o que você pode publicar no perfil do seu negócio para obter sucesso e engajar o seu público-alvo.

Esteja atento aos assuntos do momento

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No Twitter é fácil descobrir quais os assuntos mais relevantes e mais falados no momento. Através dos Trends Topics ou mesmo por meio da aba "Descobrir" é possível entender quais os temas mais populares. O seu perfil pode utilizar esses assuntos para alavancar o alcance de seus tuítes.

Veja qual assunto é referente ao seu segmento e promova um tuíte que consiga unificar isso com a sua marca. Você pode estar imaginando que isso deve envolver muita criatividade, mas geralmente assuntos que tenham ligação perfeita com o seu serviço ou com algum produto que você oferece não são tão raros de ser encontrados. Basta estar sempre atento ao que acontece no Twitter.

Produza tweets com imagens

Um tuíte pode ser mais atrativo se postado juntamente com uma imagem. Mas não coloque algo que seja uma publicidade ou anúncio flagrante. Pense sempre que os usuários e seus seguidores no Twitter não querem ser importunados com propagandas descaradas.

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Promova sua marca de maneira que envolva algo divertido ou mesmo engraçado. Porém, ao criar uma imagem, seja cauteloso e jamais coloque algo ofensivo ou que denigra a imagem de uma pessoa e tome cuidado para não postar imagens que possam comprometer a reputação da sua empresa. Esteja atento também ao tamanho da imagem que você utilizará. Procure colocar o conteúdo mais chamativo dela no centro para que os usuários possam ver a sua essência sem que precisem clicar para expandir o tuíte.

Utilize o Twitter como um SAC para a sua empresa

O Twitter é uma ferramenta muito prática para se comunicar com outros usuários. Que tal então se você utilizasse esse canal para poder ajudar os seus clientes e tirar as dúvidas deles? Para isso você precisa ter certeza que você ou algum outro profissional estará atento para responder de maneira rápida e gentil todas as dúvidas encaminhadas através da rede social.

É importante também que seu perfil esteja com um visual harmônico e receptivo. Escolha boas imagens para ilustrar a sua empresa no ícone do perfil, no background e também na capa da página da sua marca.

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Não entre em discussões

Como em todas as redes sociais, frequentemente podemos nos deparar com discussões e polêmicas no Twitter. Mesmo que esses problemas envolvam a sua marca, talvez seja melhor evitar aumentar ainda mais a insatisfação ou os nervos do usuário e não interagir com ele. Se esse não for o caso, em nenhuma hipótese compre a briga de outra pessoa. Sua empresa tem muito a perder se envolvendo em discussões inúteis.

Não se engane com maneiras fáceis de ganhar seguidores

Pode parecer tentador, mas utilizar scripts para ganhar seguidores não é benéfico para a sua conta. Muitos seguidores oriundos da utilização desses scripts estão situados em outros países, muitas vezes falam outro idioma e nunca comprarão um produto da sua marca. Além disso, já existiram casos de uma conta ser impedida de publicar tuítes devido ao uso abusivo destes scripts.

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Tome cuidado com a maneira de se expressar

Às vezes pode ser que você ou algum colega que trabalhe com o perfil da sua empresa no Twitter se esqueça que a conta não é pessoal. Os tuítes devem representar a empresa, assim você ou outro publicador devem ter em mente que opiniões pessoais não devem ser publicadas. Também é importante evitar pedidos de RTs ou para se tornar seguidor do perfil do seu negócio. Evite abreviações e nunca escreva de maneira errada. Antes de postar, releia o que foi escrito para evitar esses tipos de erros.

Poste com frequência

Postar exageradamente pode ser bastante irritante para quem segue o perfil da sua marca. Por isso, o ideal é encontrar um equilíbrio para não escrever demais e para não escrever de menos, demonstrando que o perfil do seu negócio está abandonado e sem receber atenção.

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Ao criar estratégias de marketing digital no Twitter lembre-se sempre que o canal não foi feito para vender seus produtos diretamente. As suas campanhas devem focar o relacionamento da sua marca com os seus consumidores e futuros clientes. Divulgue as promoções e as vantagens que o seu estabelecimento proporciona aos seus fregueses. Aproveite sempre para fazer menção do site do seu negócio e convide os seus usuários a seguir a sua empresa em outras redes sociais, afinal, são poucas as pessoas que tem uma conta apenas no Twitter.

Ainda que você tenha dificuldades em criar tuítes com engajamento, não desista e, aos poucos, desenvolva comunicação com outros usuários, enviando para eles novidades e os convidando para dialogarem com você. Dessa maneira, promovendo o bom relacionamento, suas ações de marketing poderão ter um excelente resultado para o seu negócio.