9 dicas para usuários do Facebook para Android

Por Joyce Macedo

O Facebook tem quase 1,5 bilhão de usuários que trocam cerca de 45 bilhões de mensagens todos os dias. Apesar de ser uma plataforma amplamente utilizada em todo o mundo pelos mais variados perfis de usuários, a rede social ainda guarda alguns truques que não são conhecidos por todos.

O aplicativo do Facebook para dispositivos Android, por exemplo, esconde recursos muito interessantes que podem melhorar a experiência do usuário com a versão móvel da rede social de Mark Zuckerberg. Além de escolher quais amigos podem aparecer no seu feed de notícias, também é possível salvar links para artigos interessantes, postar atualizações mesmo sem estar conectado à internet, e assim por diante.

Separamos aqui algumas dessas dicas que podem te ajudar a tirar melhor proveito do aplicativo do Facebook. Confira:

1. Esconda posts e amigos indesejados do seu feed de notícias

Apesar de parecer o mais lógico, nem sempre queremos visualizar todas as postagens dos nossos amigos do Facebook. Às vezes ocultar mensagens daqueles que fazem um post por minuto pode até salvar uma amizade na vida real – quem não tem um amigo muito legal, mas que nas redes sociais é um chato? Se você também sofre com isso, saiba que o aplicativo móvel do Facebook permite limpar essa bagunça no seu feed.

Para isso, basta tocar na pequena seta para baixo localizada no canto superior de um post no seu feed de notícias. No pop-up que irá aparecer, você pode optar por "Ocultar publicação", que vai ocultar apenas essa publicação específica do seu feed, ou então "Deixar de seguir Fulano" para deixar de ver todas as publicações dessa pessoa (vocês ainda serão amigos no Facebook, mas você não verá mais as suas mensagens).

Facebook Android 1

Imagem: Canaltech

Outra dica interessante é ir até o menu localizado no canto superior da tela inicial do Facebook (indicado por um ícone com três linhas horizontais) e procurar pela opção "Preferências do Feed de Notícias". Aqui você poderá ver quais amigos, páginas e grupos mais aparecem no seu feed, bem como aquelas que você deixou de seguir.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

2. Salve links para ler mais tarde

Vivemos em um mundo cercado de conteúdo por todos os lados. A quantidade de informações com que nos deparamos ao longo do dia no Facebook é tão grande que nem sempre conseguimos um tempo livre para ver calmamente tudo aquilo que queremos. Mas existe um recurso que pode ajudar a guardar aquilo que realmente desejamos ver em outro momento.

Para utilizar essa ferramenta, basta tocar na mesma seta para baixo localizada ao lado do post que deseja salvar o conteúdo e escolher a opção "Salvar link" para guardar um artigo, vídeo, foto, etc.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

Quando você tiver um tempo livre para colocar sua leitura das redes sociais em dia, basta clicar no ícone "Mais", localizado no canto superior da tela inicial do Facebook e indicado por um ícone com três linhas horizontais, e selecionar a opção “Salvos” para ver tudo aquilo que foi marcado anteriormente.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

Um pequeno botão localizado à direita de uma história salva também permite arquivá-la ou compartilhá-la em uma nova publicação.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

Para quem tem o hábito de guardar muito conteúdo, um ícone localizado no canto superior direito da página de links salvos permite visualizar esses conteúdos de acordo com o seu tipo (links, vídeos, locais, músicas, livros, filmes, itens arquivados, etc).

Facebook Android

Imagem: Canaltech

3. Salve fotos no seu smartphone

Se algum amigo ou página que você curte postar uma imagem que você goste tanto a ponto de querer guardá-la em seu aparelho, o app do Facebook te ajuda. Para salvar uma foto no seu Android, basta tocar na imagem e, em seguida, tocar no ícone de três pontinhos localizado no canto superior direito e clicar na opção "Salvar foto". A imagem será baixada para o álbum de fotos do seu dispositivo móvel.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

Esse mesmo menu permite que você registre o seu descontentamento com a imagem por meio da opção "Eu não gosto dessa foto". Não é exatamente o esperado botão "Não curti", mas permite que você expresse sua opinião e denuncie a imagem – lembrando que será preciso indicar o motivo de não ter gostado da foto.

4. Veja primeiro as mensagens mais recentes

Ninguém merece entrar no Facebook e se deparar com posts de dois dias atrás. Ou, pior ainda, curtir uma foto ou um texto que aparece no seu feed de notícias e depois perceber que ela foi postada há dias (alô, Rubinho). Isso acontece porque, por padrão, as mensagens no feed de notícias são organizadas de acordo com o que o Facebook acredita ser mais interessante para você – dá pra perceber que eles não sabem tão bem assim o que gostamos, né?

Se essas escolhas de posts "mais interessantes" feitas pelo Facebook para você não estão funcionando, basta mudar para a definição "Mais recentes”, localizada na seção "Feeds" do ícone "Mais".

Facebook Android

Imagem: Canaltech

Outra dica interessante é que, ao clicar na opção “Ver mais”, localizado logo abaixo da opção “Mais recentes”, você também pode optar para ver o feed apenas com posts dos seus melhores amigos, família, grupos, etc.

5. Edite seus posts

Se você se arrependeu de algumas palavras pesadas que usou em um post no Facebook, ou então precisa editar um erro ortográfico ou de digitação que passou batido na sua primeira revisão, saiba que é possível editar mensagens já compartilhadas sem precisar deletá-las e escrever tudo de novo.

Para editar uma publicação já compartilhada, basta tocar na seta localizada no canto superior direito do post que deseja alterar, selecionar a opção "Editar publicação" e, em seguida, fazer as alterações.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

Porém, assim como na vida, se você voltar atrás em algo que já foi dito (nesse caso, escrito), a versão original ficará salva na mente das pessoas (nesse caso, no próprio Facebook mesmo). Um post que sofreu alterações sempre traz uma indicação ao lado do horário de sua postagem dizendo com todas as letras: "Editado", o que permite que qualquer pessoa clique nesse link para visualizar todo o histórico de edições da mensagem.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

6. Veja tudo o que você já curtiu, comentou e postou

O recurso "Neste dia", do Facebook, tem feito muito sucesso entre os usuários mais nostálgicos. Isso porque ele nos permite rever posts, fotos, e ações realizadas na rede social na mesma data, em anos anteriores. Mas se você quer acessar a página do recurso para ver todas as suas memórias desse dia, desde que se inscreveu no Facebook, saiba que também é possível fazer algo parecido diretamente do seu app.

Para dar um passeio em suas memórias "Facebookianas", basta tocar no botão "Mais" no canto superior direito da tela, ir até a seção "Configurações" e procurar por "Registro de Atividades". Na página que será aberta, você poderá ver tudo o que já postou e tudo o que já curtiu ou comentou desde que começou a usar a rede social.

Ao clicar em "Filtrar", você pode escolher aquilo que deseja visualizar (suas publicações, fotos, curtidas, comentários, acontecimentos, etc). Você pode até mesmo desfazer uma curtida ou excluir um comentário clicando em uma pequena seta localizada ao lado de um registro específico de atividade.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

7. Encerre sessões ativas em outros dispositivos

Digamos que você deixou seu Facebook aberto no computador desbloqueado do trabalho e só lembrou disso quando estava navegando com o seu smartphone e se deparou com um post feito pelos amigos zueiros em seu nome (quem nunca?). Uma solução prática para se desconectar remotamente é utilizar o app do Facebook. Para isso, basta clicar na opção "Mais", procurar por "Configurações da conta" > "Segurança" > "Sessões ativas".

Uma lista com suas sessões abertas irão aparecer na tela com direito a localização aproximada, horário do último acesso e tipo de dispositivo utilizado. Basta encontrar aquela que corresponde à sessão aberta no escritório e clicar no botão "x" para encerrá-la. Ao fazer isso, o dispositivo em questão será desconectado da sua conta no Facebook e receberá uma mensagem "Você deve fazer o login para continuar".

Facebook Android

Imagem: Canaltech

8. Faça postagens enquanto está offline

Se você está em algum lugar sem conexão à internet, saiba que ainda assim você pode postar seus pensamentos aleatórios ou até mesmo fotos usando o aplicativo móvel do Facebook.

Para isso, toque na opção de atualização de status e, em seguida, escreva ou escolha aquilo que deseja postar para que o conteúdo fique enfileirado no app e, assim que você se conectar a uma rede ele será enviado automaticamente. No Android, também é possível usar esse mesmo método para curtir itens no seu feed enquanto está offline, bem como enviar mensagens.

Facebook Android

Imagem: Canaltech

9. Corte, adicione textos e cole figurinhas nas suas fotos

Há algum tempo, o Facebook liberou a opção de incrementar suas fotos antes de postá-la na rede social sem a necessidade de utilizar um aplicativo extra. Os recursos não são tão transformadores quanto os do Instagram, mas permitem fazer uma gracinha e personalizar uma imagem antes de fazer o upload.

Uma vez que você anexar uma foto na sua atualização de status, três ícones vão aparecer em cima da imagem: um que indica a opção de escolher figurinhas (as mesmas que aparecem como opções na hora de escrever comentários) para colocar em cima da foto, outro que permite escrever textos na imagem (e criar um meme, por exemplo) e mais um que oferece a opção de cortá-la.

Facebook Android

Imagem: Canaltech