5 utilidades práticas do Facebook Live, que completa 2 anos nesta sexta (6)

Por Ares Saturno | 06 de Abril de 2018 às 17h02
Tudo sobre

Facebook

Há dois anos, era lançado o Facebook Live, plataforma que possibilita o compartilhamento de momentos em tempo real na rede social de Mark Zuckerberg. De lá até aqui, foram mais de 3,5 bilhões de transmissões ao vivo em todo o mundo, juntando mais de 150 bilhões de reações vindas de quase 2 bilhões de espectadores.

E o número só cresce! De 2016 até hoje, as transmissões diárias praticamente dobraram de um ano para o outro.

Para comemorar esse aniversário, trouxemos cinco dicas de uso do Facebook Live para você explorar os todos os recursos disponíveis dessa ferramenta que é tão útil para se aproximar dos seus seguidores:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Live With

O recurso Live With foi feito para você convidar seus amigos para se juntarem a você quando você faz uma transmissão ao vivo. Para usar o recusro, quando você iniciar uma transmissão, é só você selecionar um ou mais convidados entre seus contatos. Há a opção do modo retrato, que faz com que seu convidado apareça numa janelinha menor junto com seu vídeo, ou a opção de modo paisagem, que faz com que você e seu amigo apareçam em janelas do mesmo tamanho, lado a lado.

Também há a opção de convidar pessoas ao longo da transmissão; para isso basta tocar no comentário feito na sua Live pelo amigo a ser convidado.

Efeitos e Filtros

Se a sua transmissão for feita a partir de um dispositivo móvel, você pode incluir efeitos divertidos, como máscaras e filtros disponíveis. Para experimentar, basta clicar no ícone que mostra uma varinha no canto inferior esquerdo da tela e um menu se abrirá. Nele, você pode encontrar diversos filtros e efeitos legais, incluindo máscaras de realidade aumentada que copiam seus movimentos e expressões faciais.

E dica quente para os artistas de plantão: ao selecionar o ícone do lápis, você pode desenhar em suas transmissões ao vivo!

No computador de mesa

O Facebook Live não está disponível apenas para os usuários mobile, não! Quem quer usar algum tipo de hardware externo, como webcams ou algum software de streaming, pode fazer live usando seu desktop. Para isso, é só clicar para iniciar uma publicação no Facebook e, no topo do feed de notícias, estará a opção "Vídeo ao vivo". É só criar uma descrição para o seu conteúdo Live, configurar quem terá acesso ao conteúdo e pronto!

Stories

Para clientes mobile, há a opção de fazer um vídeo ao vivo que aparecerá no seu Stories do Facebook, bastando clicar em "Adicionar história" e selecionar a opção "Ao Vivo". Quando terminar, você pode optar por deixar o conteúdo disponível por 24 horas, ou mesmo compartilhar o vídeo na sua timeline. Não compartilhar também é uma opção.

Grupos e Eventos

Sabia que é possível fazer uma Facebook Live dentro de páginas específicas de eventos ou de grupos? Para isso, basta estar participando do grupo ou evento desejado e, tanto pelo computador de mesa ou algum dispositivo móvel, iniciar a Live como se você fosse fazer alguma postagem no grupo ou evento. Apenas pessoas que estejam no grupo ou evento em questão poderão te ver, além da publicação do conteúdo depender da aprovação de administradores, em alguns casos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.