Publicidade

X-Men não têm mais Wolverine e Tempestade se recusa a receber ordens de Ciclope

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

A utopia mutante acabou. A Era Krakoana já era, e os X-Men, que andavam divididos, tornaram-se ainda heterogêneos, com uma debandada de integrantes clássicos para a chegada de uma nova geração de Filhos do Átomo. E, assim como tudo na vida, a mais nova tragédia mutante depois do massacre em Krakoa, significa um ponto de avanço na cronologia da vida da equipe. Isso é especialmente visível depois da saída de Wolverine, e agora, Tempestade afirmando que ela e Ciclope jamais vão trabalhar juntos novamente.

Atenção para spoilers de Avengers #18!

Como todos os fãs sabem, Ciclope e Tempestade são os maiores líderes dos X-Men e, juntos, embora nem sempre concordem, sempre desejam o melhor para seu povo. Agora, ambos confirmam que não podem voltar a receber ordens um do outro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em The Avengers #18, lançado recentemente, Tempestade ainda está pensando em se tornar oficialmente uma Vingadora enquanto Hyperion, o “Superman da Marvel”, dispara em direção à Terra na velocidade da luz. Ela entra em contato com seus companheiros mutantes e visita a nova base dos X-Men no Alasca para ver que ajuda eles podem oferecer. 

Ciclope lembra que ela sempre terá um lugar com eles, o que leva Ororo a revelar o que ambos já sabem: eles não podem voltar a receber ordens um do outro depois de toda a história entre eles. Em Uncanny X-Men #201, lançado em 1985, Scott tentou retornar à equipe depois de um tempo ausente, e teve que encarar quem comandava o time em sua ausência: justamente Tempestade. Eles disputaram a frente e ela saiu vitoriosa.

Embora Ciclope tenha liderado os X-Men desde que Charles Xavier estabeleceu a equipe, Tempestade provou ser superior a Scott em diversas ocasiões. Antes de Krakoa, Ororo frequentemente assumia a direção. Nos anos que se seguiram, mesmo em momentos de extrema divergência, muitas vezes agiram como equilíbrio ou contrapeso entre si. No entanto, nunca foi uma parceria perfeita e eles deixaram de responder um ao outro há pelo menos uma década.

Depois de tudo o que aconteceu em Krakoa e durante sua queda, não é de admirar que nenhum dos dois esteja disposto a servir sob a direção do outro no futuro. Ororo liderou Arakko, o planeta mutante terraformado em Marte, e mergulhou na vida após a morte para trazer Magneto de volta. 

Já Scott despejou tudo em Krakoa e sofreu muito nas mãos de Orchis antes da nação cair. Cada um se tornou uma força singular tão importante que eles não podem dividir protagonismo. O mesmo acontece com Wolverine, que há muito tempo já brilha em suas próprias aventuras, e com Jean Grey, outra que deixou os X-Men para viver aventuras cósmicas como a Fênix.

Embora isso possa parecer ruim, na verdade mostra que a Marvel Comics finalmente está deixando seus personagens amadureceram, avançarem ao próximo estágio, e, como na vida real, isso traz decisões difíceis, separações dolorosas, perdas… e muito aprendizado.

Continua após a publicidade

Agora, além da ausência do Professor X, os X-Men não têm mais a presença de Wolverine, o Fera original que morreu e agora vive em uma versão clonada mais jovem; o Homem de Gelo, que está fora há algum tempo também; Tempestade e Jean Grey, como dito acima. É o momento de um possível nascimento dos mutantes de uma nova geração de leitores.