Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Troféu HQMix escolhe artista homenageada e a data da premiação remota

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Agosto de 2021 às 23h00

Link copiado!

Troféu HQMIX
Troféu HQMIX

A 33ª edição do Troféu HQMix, uma dos principais premiações de quadrinhos do Brasil, acontecerá no dia 27 de novembro de forma remota e transmitida pelas redes sociais do Sesc (Serviço Social do Comércio) por conta da pandemia de COVID. Já o tema da estatueta, que anualmente homenageia um personagem importante das HQs nacionais, já foi escolhido. Será a Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari.

A personagem despontou para a fama nos quadrinhos da Folhinha, caderno infantil do jornal Folha de S. Paulo, durante os anos 1980 e 1990. Eva também escreve livros e já venceu sete prêmios Jabuti. O artista plástico Wilson Iguti é o responsável pela criação da estatueta.

Continua após a publicidade

Eva Furnari nasceu em Roma em 1948 e veio para o Brasil ainda criança. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela USP (Universidade de São Paulo) e foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 1974 a 1979. Começou a carreira de escritora e ilustradora em 1980 e já publicou mais de 70 livros.

As histórias da Bruxinha Atrapalhada saíram nos suplementos infantis da Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo por quatro anos. A personagem também se tornou tema de uma peça de teatro em 2011. Os livros de Furnari também foram publicados fora do Brasil: saíram na Inglaterra, Turquia, China, Chile e México.

Os indicados de cada categoria do Troféu HQMix serão divulgados no final de setembro e serão escolhidos em votação nacional por mais de 2 mil profissionais de quadrinhos. Para mais informações acesse o site do evento ou suas redes sociais (Facebook e Instagram).