Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Superman | Quais são os 5 tipos mais perigosos de kryptonita?

Por| 14 de Setembro de 2023 às 15h31

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Quando se fala em kryptonita, a primeira coisa que todo mundo associa é um ponto fraco, já que a rocha, conhecida na mitologia do Superman como sua maior fraqueza, extrapolou os limites dos quadrinhos e alcançou até o linguajar cotidiano das pessoas. E somente quem é fã mais dedicado do Homem de Aço sabe que o artefato não se limita apenas a um tipo de cor e efeito.

Mas quais as maiores diferenças entre as kryptonitas mais perigosas? O que elas causam, e quais são suas cores? O Canaltech aproveita a lista feita pelo pessoal do Screen Rant para detalhar as cinco mais problemáticas.

Os 5 tipos de kryptonita mais perigosas

Continua após a publicidade

Alguns tipos de kryptonita ficaram famosas nos quadrinhos e em outras mídias, como é o caso da vermelha, vista também no antigo filme de Christopher Reeve e no seriado Smallville. E embora nesses casos o Superman tenha ficado mais agressivo e cheio de si, a verdade é que a kryptonita vermelha causa efeitos randômicos, desde nada até mudar de tamanho ou forma física.

Com certeza, a verde é a mais famosa, e está entre as cinco mais perigosas, na ordem decrescente abaixo:

5. Kryptonita Âmbar

Continua após a publicidade

Essa cor apareceu pela primeira vez mais recentemente, no título Last 52, que fazia parte de um dos reboots recentes da editora, em 2021. A kryptonita âmbar foi usada por uma versão maligna de Lois Lane. Ela não apenas enfraquece o Superman, como também remove seus poderes e os concedem a outra pessoa, deixando o Homem de Aço completamente vulnerável.

A mais, se a kryptonita âmbar for dividida, esses poderes poderão então ser divididos entre as pessoas, cada uma com um fragmento. ​​​​​

4. Kryptonita Verde

Continua após a publicidade

Embora tenha sido citada pela primeira vez em 1949, em Superman #61, a kryptonita, ainda na cor vermelha, só viria a ser um objeto relacionado a uma fraqueza do Homem de Aço em Action Comics #161, de 1951.

Somente a partir dessa história é que a rocha ganhou seu formato e cor que viria a se tornar um ícone da cultura pop. A kryptonita verde vem de restos irradiados do planeta Krypton, e estar próximo dele enfraquece lentamente a força dos kryptonianos, de um leve desconforto até grande dor. Quanto mais tempo alguém permanece em contato, mais dói, até que eventualmente possa matá-lo completamente.

3. Kryptonita Opala

Continua após a publicidade

Quando a DC Comics reformulou seu Multiverso, em 2011, com os Novos 52, separou alguns personagens da “Velha Guarda” na Terra-2, que ganhou um título específico para essa continuidade paralela à oficial. E foi justamente em Earth-2, de 2012, que a kryptonita opala apareceu pela primeira vez.

Esse tipo da rocha faz com que qualquer kryptoniano dentro do alcance fique instantaneamente louco, por um período temporário. Embora isso só possa acontecer por um tempo bem curto, pode ser extremamente perigoso, já que os nativos de Krypton costumam ser muito poderosos na Terra.

2. Kryptonita Bizarro Vermelha

Continua após a publicidade

Essa é a mais recente de todas as kryptonitas mencionadas aqui. Apareceu no começo deste ano, em Batman/Superman: World's Finest #12. De acordo com Supergirl, a kryptonita bizarro vermelha afeta os humanos da mesma forma que a kryptonita vermelha afeta os kryptonianos — mas com a “lógica do Bizarro” aplicada, ou seja, tudo do “lado ao contrário”.

Como dito no começo, os efeitos da kryptonita vermelha "tradicional" são totalmente aleatórios, e sempre vimos isso acontecer com poucos alienígenas. Agora, imagine uma cidade inteira de humanos ganhando poderes randômicos ou mudando de forma, cor, tamanho… — enfim, seria desastroso.

1. Kryptonita Negra

Continua após a publicidade

Embora já tenhamos visto diferentes versões desse tipo ao longo dos anos, principalmente na TV, como em Smallville ou Supergirl, sua “verdadeira forma” apareceu somente durante o evento Noites de Trevas, sob posse do Batman Que Ri, em 2017.

No Multiverso Sombrio, a kryptonita negra foi sintetizada pelo Batman Que Ri, e ele a usa tanto no Superman quanto em seu filho, Jon Kent. Isso leva ambos a uma fúria insana e homicida, ao ponto de pai e filho matarem esposa e mãe, Lois Lane, antes de morrerem também devido aos efeitos decadentes dessa versão do artefato.