Publicidade

Star Wars traz monstro esquecido de volta à continuidade oficial

Por| 01 de Agosto de 2023 às 21h27

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Antes da venda das propriedades de Star Wars para a Disney, a franquia comandada por George Lucas, embora tenha aparecido pouco nos cinemas depois da trilogia original, manteve-se bastante viva em livros, quadrinhos e games. Esse material gerou um interessante conteúdo, que, atualmente não faz parte oficialmente do cânone — é até batizado de “Legends”. Mas… um ou outra coisa que ainda ecoa bastante entre os fãs “escapa” para a continuidade atual, como aconteceu agora em uma nova HQ.

Atenção para spoilers de Doctor Aphra #34!

Em Star Wars: Doctor Aphra #34, lançado nesta semana, vemos a reintrodução de um monstro obscuro chamado Starweird: alienígenas cadavéricos que vivem no espaço atacando viajantes. A Doutora Aphra explica a Luke Skywalker, por meio de flashbacks, que a contenção de um Starweird em particular aconteceu anos antes, pelos Jedi Shaak Ti e Aalya Secura.

Continua após a publicidade

As espécies Starweird foram criadas por Eric Cagle e Andrew Jones para Star Wars: Ultimate Adversaries, um livro de referência de criaturas inimigas para o roleplaying game de Star Wars dos anos 2000. Uma Rainha Starweird chegou a ser mencionada no MMORPG Star Wars: The Old Republic, em 2011, mantendo esse tipo de bicho na continuidade. Mas tudo viraria “Legends” um ano depois.

A reintrodução no cânone aproveita para realizar algumas mudanças na criatura. A versão de Starweird que estava na linha Legends tinha controle sobre a Força; mas, em Doctor Aphra #34, Luke menciona que seu poder não é baseado na Força, e sim em uma forma de manipulação da gravidade. Embora seja uma mudança pequena, ainda garante ao Starweird uma nova posição única no universo de Star Wars.

Vale destacar que a Disney vem, aos poucos, reaproveitando outras propriedades de sucesso que foram parar em Legends. Os Ysalamiri, criaturas lagartos com amortecimento de Força, foram vistos em esculturas de Star Wars: Rebels. E elas têm tudo a ver com a maior referência da continuidade anterior que agora está oficialmente incorporada à cronologia oficial: o Grande Almirante Thrawn, mencionado até mesmo na série Mandalorian.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Os fãs agradecem, já que, mesmo que muita gente desconheça grande parte do material veiculado em livros, HQs e games entre os anos 1980 e 2010, boa parte desse conteúdo é mesmo bastante interessante e merece uma segunda chance na atual continuidade da Disney.