Star Wars revela por que Palpatine queria substituir Darth Vader
Por Claudio Yuge |
Ultimamente, os quadrinhos de Star Wars vêm trazendo novidades ao cânone, conforme vão revisitando várias fases da trilogia original. E isso aconteceu mais uma vez, com o lançamento recente de Darth Vader #35.
- Star Wars | Vilão da trilogia original poderia derrotar Palpatine
- Star Wars revela que Palpatine eliminou uma rara habilidade da Força
Atenção para spoilers de Star Wars: Darth Vader #35!
Os Lordes Sith sempre foram muito cruéis e inquestionáveis em Star Wars. Quando eles existiam, operavam como um império com um único imperador — mas isso nunca impediu golpes, competição e lutas internas.
Depois que Darth Bane criou a Regra de Dois, as coisas mudaram — mas a cobiça continuou. Havia apenas um único mestre e um único aprendiz, mas ambos almejavam o mesmo poder. Assim, a competição e a manutenção de sua posição eram o único objetivo.
Darth Sidious acreditava que ele era ápice da Regra de Dois e, por isso, não precisava treinar um aprendiz que o superasse, embora seu seguidor continuasse sendo uma ferramenta útil. E, em Darth Vader #35, vemos como Palpatine usou Vader para fazer todo o trabalho sujo do Império, enquanto claramente determinou seu fim.
Como Palpatine determinou o fim de Darth Vader em Star Wars?
Os personagens Qi'ra e o Arquivista lançaram uma arma chamada Fermata Cage. Eles esperavam prender Palpatine e Vader dentro da jaula, mas falharam. No entanto, a gaiola liberou uma onda de choque que deixou a Força em estado de desordem.
Isso afetou os usuários da Força em toda a galáxia, e, para Darth Vader, os efeitos foram ainda piores. O Lorde das Trevas perdeu completamente o controle de seus poderes, até abrindo um buraco na lateral de seu próprio Star Destroyer, que, em seguida desapareceu.
Em Star Wars: Darth Vader #35, Palpatine encarregou Mas Amedda para rastrear Vader, mas não de resgatá-lo — ele o queria morto. Enquanto Vader encarregou o Doutor Aphra de encontrar uma maneira de controlar seus poderes, caçadores de recompensas os atacaram, sob mandado imperial, mas Vader os derrotou.
Os fracassos de Vader em missões, assim como a possível ameaça ao cargo do Lorde Sith e a incapacidade de controlar seus poderes, fizeram com que Palpatine procurasse desesperadamente por um novo aprendiz. Como os caçadores de recompensas falharam, Palpatine pensou que Luke Skywalker poderia ser capaz e disposto a matar Vader.
Palpatine disse a Vader que queria que Luke se juntasse a eles como um aliado do Lado Sombrio. Mas, na verdade, ele planejava que Luke tomasse o lugar de Vader. Felizmente, Palpatine subestimou o crescimento de Luke como um Jedi, o que levou à sua própria morte.