Star Wars revela que Palpatine tem um poder maior que o Relâmpago da Força
Por Claudio Yuge | •

Sempre quem pensamos em Darth Sidious, ou Imperador Palpatine, já nos vêm à cabeça seu “maior poder”: o Relâmpago da Força, uma habilidade que se concretizou como sua assinatura em Star Wars: O Retorno de Jedi, ainda nos anos 1980. Contudo, nos últimos anos, as próprias produções da franquia vêm provando que ele possui capacidades muito mais impressionantes.
- Star Wars revela por que Palpatine queria substituir Darth Vader
- Star Wars revela que Palpatine eliminou uma rara habilidade da Força
É até compreensível que o Relâmpago da Força se tornasse sua assinatura, afinal, é uma manifestação física de raiva e ódio, e as tramas de Star Wars sugerem que seu uso chega a ser viciante. E o verdadeiro poder do Relâmpago da Força apareceu em A Ascensão Skywalker, em 2019, quando Palpatine absorveu um Díade da Força (quando dois seres de Força se mesclam em um) e desencadeou uma tempestade que foi quase capaz de dizimar toda a Frota Galáctica.
Mas… no final de Star Wars Rebels, em 2018, vemos um holograma de Palpatine tentando recrutar o Padawan Jedi Ezra Bridger para o Lado Sombrio. Mesmo de muito longe, de Coruscant, na capital do Império, Darth Sidious consegue usar sua telecinese para remover as algemas de Ezra, que está em Lothal, na Orla Exterior — falando assim, não parece algo tão espetacular, mas imagine alguém da Terra manipulando coisas com a mente em Júpiter, ou um planeta tão distante quanto.
Se Palpatine pode soltar Ezra Bridger de tal distância, então quão poderosa é sua telecinese? Darth Vader sufocou pessoas de diferentes naves no mesmo sistema estelar, mas Darth Sidious poderia fazer o mesmo a uma distância muito maior. Entretanto, outra coisa notável é que, aparentemente, o imperador só usa sua telecinese como último recurso, como visto em A Vingança dos Sith, de 2005.
Será que um dia veremos o desenvolvimento completo da telecinese de Palpatine? Bom, isso só a Disney pode nos responder.