Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars mostra seu Jedi mais inteligente prevendo a ascensão de Palpatine

Por| 08 de Abril de 2024 às 16h49

Link copiado!

Dark Horse Comics
Dark Horse Comics

Todo mundo acredita que o Mestre Yoda seja o mais inteligente Jedi de Star Wars, mas uma HQ lançada em 2005 mostrou outro nome que supera o baixinho ao mostrar que já previa a ascensão do Senador Palpatine ao papel de maior vilão Sith da Saga Skywalker.

Em Star Wars: Purge, lançado em 2005, o Mestre Jedi Tsui Choi, um alienígena do planeta Aleena, é abordado por outro Jedi, que o convida para uma reunião secreta onde o integrantes esperam bolar um plano para destruir o Império antes que ele realmente decole.

Mestre Tsui Choi ouve mais do que fala; os Jedi estão com raiva porque Palpatine os enganou, e estão ainda mais irritados porque ele eliminou a maioria deles. No entanto, Choi observa que o Império é o atual órgão de governo na galáxia que foi decidido pelo próprio Senado, e embora as ações de Palpatine fossem ruins, os Jedi não poderiam retaliar imediatamente, pois isso jogaria a galáxia ainda mais no caos.

Continua após a publicidade

Em seguida, Choi prevê a ascensão de Palpatine. “A situação mudou e mudará novamente. Este Império aprenderá a gemer sob o domínio dos Sith. Então caberá a nós - ou a outros - assumir a luta. Mas agora não é o momento”.

Mais inteligente que Yoda

Yoda não conseguiu ver a ascensão dos Sith, e depois não conseguiu derrotar o próprio Palpatine. Em seguida, o Mestre Jedi foi para o exílio em Dagobah. Embora seja verdade que mais tarde ele se tornaria diretamente responsável pela queda do Império ao treinar Luke Skywalker para se tornar um Jedi, Yoda passou anos em Dagobah acreditando que Palpatine havia vencido.

Tsui Choi era um Mestre Jedi, mas não tinha a mesma responsabilidade por toda a Ordem Jedi que o Mestre Yoda, que era um Grão-Mestre no Conselho Jedi. Yoda era o líder dos Jedi, o que significa que ele se sentia diretamente responsável pela sua queda. 

O peso do título de Yoda diante da derrota turvou sua mente, deixando-o incapaz de ver tão claramente quanto Mestre Tsui Choi, que pode ser considerado o mais inteligente Jedi de Star Wars.