Star Wars: HQ muda regra canônica sobre os jedis e seus sabres de luz
Por Claudio Yuge |

E só falar em sabres de luz que os jedis já nos vêm à mente — e vice-versa. Mas, ao longo dos anos, vimos em vários filmes, séries, games e animações que as poderosas armas não são usadas somente pelos mais preparados. Para tornar a conexão dos jedi com seus sabres de luz em algo único e poderoso, Star Wars mudou um pouco as regras sobre isso nos últimos anos.
- Nova HQ de Star Wars traz de volta a maior fraqueza dos sabres de luz
- Star Wars | Darth Vader é tão poderoso que incomoda os Jedis a este ponto
As tramas de Star Wars sempre mostraram outras pessoas podendo usar os sabres de luz. Han Solo já fez isso no planeta gelado de Hoth, o General Grievous usa vários e Finn já empunhou uma vez o sabre de luz perdido de Anakin Skywalker contra Kylo Ren em O Despertar da Força — e por aí vai.
Muita gente já sabia a “regra”, nunca realmente estabelecida, de que somente com a Força é que se pode usar um sabre de luz da maneira mais adequada. E Star Wars #32, HQ lançada pela Marvel Comics em 2020, foi além com uma nova referência sobre o assunto, que passou a ser canônica.
O que Star Wars mudou sobre os jedi e os sabres de luz?
Em Star Wars #32, de Charles Soule e Madibek Musabekov, Luke falha ao lutar contra um novo tipo de droid, imune aos sabres de luz. Contudo, em um novo encontro, o herói consegue usar a Força para tornar sua arma mais poderosa, o suficiente para detonar os robôs em sua segunda batalha. “Eu não estava devidamente focado antes. Agora estou. Agora… a Força está comigo.”
Isso faz sentido, já que a Força é essencial para o nascimento de um sabre de luz, que é alimentado por um cristal Kyber. A própria união do Kyber com o sabre e a escolha de um jedi com níveis de especialização em determinada área exigem a Força. Então, receber um “bônus” de poder de acordo com o alinhamento e o foco do jedi proprietário da arma são adições bem-vindas ao cânone.
Não dá para saber exatamente quando essa novidade será explorada de forma destacada fora dos quadrinhos, mas tornar a conexão dos jedi e seus sabres em algo especial é uma boa jogada. Isso significa que, embora aqueles que não são sensitivos à Força possam usar a arma, nunca chegarão perto de conhecer seu verdadeiro poder.