SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Saiba como uma saga transformou a Liga da Justiça nos “X-Men da DC”

Por| 13 de Setembro de 2023 às 18h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

A Liga da Justiça é equivalente aos Vingadores entre as rivais DC Comics e Marvel Comics, e a maior diferença entre os dois grupos é que a equipe da DC, nas histórias, sempre teve maior apelo ao público, enquanto a da Marvel muitas vezes foi questionada pelo governo ou pela própria população. Contudo, a conclusão da recente saga Knight Terrors colocou Batman, Superman, Mulher-Maravilha e cia. em uma comparação que os deixa como os “X-Men da DC”.

Atenção para spoilers de Knight Terrors: Night's End #1!

Mas como isso aconteceu. Bem, em Knight Terrors, o vilão Insônia colocou o mundo todo em uma Realidade do Pesadelo, em que pessoas comuns, heróis e vilões foram traumatizados pelos seus piores medos. No final de Knight Terrors: Night's End #1, temos a revelação de que o objetivo final de Insônia era manchar a reputação da Liga da Justiça.

Continua após a publicidade

Insônia diz que acreditava piamente no heroísmo quando ainda era o humano conhecido como Christopher Lukas. Mas, após um acidente causado por uma explosão de uma batalha travada pela Liga da Justiça, sua esposa e os três filhos morreram. Traumatizado e angustiado, Lukas culpou os heróis por sua perda, questionando por que eles poderiam salvar o mundo inteiro, mas não sua família — para, a Liga da Justiça se tornou seu maior pesadelo.

Assim, seu objetivo era fazer com que o mundo inteiro pudesse compartilhar de seu mesmo pesadelo, e, com o uso da Pedra da Pesadelo, já sob a alcunha de Insônia, ele, em parte, conseguiu o que queria: fez com que o mundo todo visse os heróis como seus grandes carrascos. Embora as pessoas tenham sido poupadas da morte certa, elas ainda viram a Liga da Justiça como uma ameaça.

Reputação da Liga da Justiça já vinha caindo, e agora eles são os “X-Men da DC”

Continua após a publicidade

E o que isso tudo tem a ver com os X-Men. Bem, todo mundo que conhece as histórias dos mutantes, sabem que eles costumam “salvar um mundo que os temem e odeiam”. Não importa de que fase estivermos falando, os pupilos de Charles Xavier nunca tiveram chance contra o preconceito e os olhares de medo de todos que os rejeitam, mesmo quando os Filhos do Átomo salvam o dia.

A Liga da Justiça vem perdendo pontos com a população já há algum tempo. Depois de tantas Crises, especialmente depois da última, em que os principais heróis foram dados como mortos, o mundo todo anda cada vez mais descrente em relação a Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Aquaman — tanto é que os Titãs é que vem atendendo com o maior grupo oficial de super-heróis da Terra atualmente.

Para piorar, frentes independentes e do governo, como o Esquadrão Suicida de Amanda Waller, sempre estão de olho na atividade alienígena e meta-humana no planeta. Esses grupos estão em ascensão e cada vez mais poderosos, com real aumento de poder, o suficiente para conseguir derrubar Superman e seus aliados. E, agora, deverão receber sinal verde para caçar oficialmente os heróis.

Continua após a publicidade

A Liga da Justiça já foi vista como um “Monte Olimpo”, especialmente na época em que sua base ficava em um satélite. Era como se os “deuses” olhassem para uma população que os temia e adorava. Agora, contudo, após os eventos de Knight Terrors, o mundo todo não apenas teme e odeia, mas quer o fim do grupo, a exemplo do que acontece com os X-Men na Marvel.

Ainda veremos mais sobre os desdobramentos de Knight Terrors, mas, desde já, sabemos que a grande missão da Liga da Justiça nos próximos anos não é encontrar um vilão do nível de Darkseid; mas sim recuperar a confiança perdida da população da Terra e sobreviver à caçada oficial do governo.