Sabia que o Demolidor já foi um grande vilão?
Por Claudio Yuge |

O Demolidor é um dos “heróis de rua” mais interessantes da Marvel. Não somente pelos seus poderes ou pelo “drama de tribunal” que alguns arcos costumam proporcionar, mas também por seu lado sombrio e seu amor pela Cozinha do Inferno, em Nova Iorque — o que normalmente gera comparações com Batman. Em certo período, Matt Murdock passou por uma avalanche de acontecimentos trágicos, o que o tornou em um grande vilão no arco chamado Terra das Sombras.
Atenção a partir daqui, o texto contém vários spoilers sobre Terra das Sombras!
Publicado originalmente em 2010, Terra das Sombras vem após duas grandes fases do herói nos anos 2000. Durante a passagem do escritor Brian Michael Bendis, de 2001 a 2006, vimos alguns eventos bastante interessantes. O Demolidor teve sua identidade revelada e Matt Murdock brilhantemente defendeu sua própria pele, usando seu talento como advogado. Em seguida, cansado das investidas do Rei do Crime, ele colocou o vilão na cadeia e depois se tornou o novo Rei da Cozinha do Inferno.
É claro que Osborn tem seus próprios objetivos por trás disso. O Mercenário, arqui-inimigo do Demolidor, aproveita seu disfarce como o Gavião Arqueiro nos Vingadores Sombrios para caçar Matt Murdock. O resultado desse conflito é a destruição de um quarteirão inteiro na Cozinha do Inferno e morte de 107 pessoas de uma só vez.
Isso leva o Demolidor ao seu limite. A organização ninja Tentáculo, que há muito tempo tenta seduzir o herói para fazer parte de suas fileiras, estava sem um comando na época. Então, Murdock decide usar a própria estrutura do grupo para tentar criar seu próprio exército contra a criminalidade. Ele convenceu os cinco senhores da guerra do Tentáculo para se tornarem seus seguidores e alistou vilões como Tigre Branco, Tarântula Negra e Mary Tifóide. O Demolidor, então, construiu uma enorme fortaleza/prisão no coração de Nova Iorque, sem a presença de policiais e com o monitoramento do Tentáculo. Esse local rapidamente se tornou conhecido como a Terra das Sombras
Demolidor e a Besta
Inicialmente, Murdock até conseguiu limpar as ruas e impor seus novos códigos de conduta no Tentáculo, como “nós não matamos mais” e “iremos impedir qualquer tipo de crime realizado na Cozinha do Inferno". Contudo, as maquinações de um grupo dissidente dentro do Tentáculo o levou a confrontar novamente o Mercenário — lembrando que nessa época as feridas internas sobre as 107 mortes no bairro ainda estavam abertas em Murdock.
Quando o Mercenário mais uma vez levou o Demolidor ao limite, o herói foi consumido pela influência do demônio conhecido como a Besta, controlado pelos senhores da guerra do Tentáculo. O Mercenário, então, enfrentou um Demolidor cruel, que o matou impiedosamente com suas próprias adagas sai — em uma clara referência à morte de Elektra. Murdock foi corrompido e passou a agir como um vilão paranoico, tentado expandir à força seu controle sobre Nova Iorque.
Elektra e o jornalista Ben Urich começam a duvidar dos comportamentos de Murdock e heróis como o Homem-Aranha, Luke Cage e Punho de Ferro precisam conter o avanço dos ninjas do Tentáculo. Nesse momento, o Demolidor já está completamente corrompido pela Besta e até mesmo ganha uma aparência monstruosa com poderes demoníacos. Nem mesmo o Motoqueiro Fantasma, manipulado pelo Rei do Crime, consegue detê-lo e o Justiceiro precisa aparecer para salvar o dia.
Elektra e Wolverine se juntam aos outros heróis, mas ainda assim não conseguem deter a Besta Demolidor, que se transforma completamente em um demônio. Somente Foggy Nelson consegue quebrar o domínio maligno e trazer a consciência de Murdock de volta. Na conclusão, o defensor da Cozinha do Inferno é dado como morto e o Tentáculo interrompe sua escalada de crimes, com a queda da Terra das Sombras.
Encerrada no final de 2010, a trama orquestrada pelo roteirista Andy Diggle, que já apresentou boas histórias do Arqueiro Verde na DC Comics, funcionou como um soft reboot — algo que a Marvel vem realizando de forma dinâmica com todos os seus principais personagens nesta década. O Demolidor, então, passou a ter tramas mais ensolaradas na elogiada fase de Mark Waid.
Terra das Sombras e o Demolidor vilão da Besta representam a última saga mais longa do personagem e, embora tenha seus altos e baixos, pode ser considerado um marco recente na carreira do Demônio da Cozinha do Inferno. No Brasil, está disponível no encadernado de mesmo nome, lançado pela editora Salvat.