Por que Batman detesta secretamente o Gavião Negro?
Por Claudio Yuge |
Uma das coisas mais divertidas nos quadrinhos de super-heróis, principalmente depois que você conhece a fundo o seu favorito, é ver como funciona a “dinâmica de grupo”, como no caso da Liga da Justiça. Sempre tem um membro que funciona melhor com certo herói, e outros que se ignoram e até se odeiam. Um desses casos é o de Batman e Gavião Negro.
- Crossover de Batman e Dylan Dog vandaliza o já cafona Bat-Sinal
- Batman confessa qual é a “arma” mais importante de seu arsenal
Outro dia comentamos aqui no Canaltech como o Superman detesta sigilosamente o Capitão Átomo. E ficamos devendo a razão pela qual Batman não gosta do Gavião Negro, já que isso faz parte da mesma discussão em que o Homem de Aço deixa explícito seu descontentamento com Nathaniel Adam.
Em Justice League of America #1, lançado em 2006, a Trindade DC discutia sobre a nova formação da Liga da Justiça, avaliando os possíveis candidatos. Enquanto Poderosa foi admitida imediatamente, assim como o Gavião Negro foi prontamente descartado por Bruce Wayne — o que levou à indagação de Clark Kent e a provocação do Homem-Morcego sobre sua antipatia ao Capitão Átomo.
Por que Batman não gosta de Gavião Negro?
O Gavião Negro é conhecido por ser um guerreiro impiedoso que sua o poder de sua grande maça para subjugar os inimigos de forma brutal. Batman não é “flor que se cheire” e conhece táticas violentas, mas parece até para Bruce Wayne há limites sobre o abuso da força.
Bruce é o tipo de herói que teve, a duras penas, que aprender a controlar sua raiva para transformar vingança e justiça. Ele, melhor do que ninguém na Liga da Justiça, sabe o que é tentar resolver os problemas pessoais descontando nos criminosos durante sua atuação como protetor da Terra.
Batman não pode diminuir totalmente a violência, mas tenta evitar a violência excessiva. E o Gavião Negro, para Bruce, é a representação de um guerreiro que age abusivamente porque tende a reprimir seus inimigos com força.